- Publicidade -

Foto instalação de Fernando Braune no Centro Cultural Municipal Parque da Ruínas

Publicado em:

O artista visual Fernando Braune, na sua nova exposição, manifesta, através de suas obras, o cerceamento aos direitos que sempre esteve presente em todas as sociedades, cada uma com suas peculiaridades e temporalidades. Seja pela opressão, intimidação, censura, reprovação, tolhimento ou qualquer outra forma de coerção. Uma mostra contundente que nos faz refletir sobre o verdadeiro sentido da arte.

O fotógrafo Fernando Braune, que há mais de 30 anos trabalha com projetos relacionados à fotografia, partiu da necessidade de dialogar sobre as diversas formas de opressão ao longo do tempo para criar sua mais recente exposição, que aborda temas como a proibição da presença dos escravos nas igrejas barrocas brasileiras que eles próprios construíram, a censura a presença das mulheres no mesmo espaço dos homens nas mesquitas do mundo islâmico, a percepção da indiferença com que são tratados os “Garis” em nossas cidades, a opressão e coerção aos direitos das mulheres, de forma generalizada, são apenas pequenas “franjas” do “Regime de Exceção” em que vive a nossa sociedade.

A mostra compreenderá cerca de 20 imagens concebidas pela junção de fotografias de mulheres, garis, negros, com fotografias de paredes grafitadas, elementos urbanos e do universo feminino, interiores de igrejas. As imagens foram, primeiramente, impressas em papel 100% algodão, onde sofreram interferências diretas de lápis pastel seco e carvão. Após as interferências à mão com lápis pastel e carvão as imagens foram fotografadas e levadas ao computador para serem sobrepostas umas sobre as outras no mesmo espaço de representação. Em seguida, após longos processos de interposição das imagens, as mesmas foram impressas.

De modo a conferir uma atmosfera mais intimistas à exposição, as imagens, em formato variado (80x60cm, 40x30cm etc..), são impressas em materiais não usuais como acrílico fosco, cetim e aço inoxidável. Também no espaço denominado palco serão expostas instalações criadas a partir de material descartado como tampas e latinhas de cerveja.
A execução do projeto prima pela delicadeza da apresentação das fotografias que, aliada à iluminação difusa, mas com foco pontual nas obras.

Serviço:
Regime de Exceção – Foto instalação de Fernando Braune
Centro Cultural Municipal Parque da Ruínas ( R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa)
01 a 30 de julho
De terça a domingo – 10h às 18h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -