- Publicidade -

“Inquieto Coração” festeja 10 anos

Publicado em:

Com idealização, dramaturgia, produção e atuação de Eduardo Rieche e direção de Henrique Tavares, o espetáculo “Inquieto Coração – 10 anos” estreia no dia 9 de julho, às 19h, no Espaço Rogério Cardoso, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A montagem, baseada em textos de Santo Agostinho, terá sessões às terças e quartas, sempre às 19h.

Concebido na forma de um monólogo, o espetáculo estreou em novembro de 2008 na mesma sala da Laura Alvim, e foi bem acolhido pelo público e pela crítica teatral, resultando em duas prorrogações consecutivas da temporada. Ao longo desses dez anos, a produção foi apresentada em São Paulo e em outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza.

Elaborado a partir da adaptação de algumas cartas e sermões de Santo Agostinho, além de quatro de suas principais obras (“Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”), “Inquieto Coração – 10 anos” é um mergulho nos mais variados temas: o conhecimento de Deus, a busca da verdade, a natureza do amor e a condição humana. Mais do que uma peça biográfica, o solo concebido e interpretado por Eduardo Rieche usou como mote as reflexões filosóficas desse grande escritor e teólogo do século IV.

“Inquieto Coração – 10 anos” propicia, ainda, um encontro inédito entre os escritos de Agostinho, este primeiro homem “moderno”, e o homem atual. “Santo Agostinho está mais próximo de nós do que imaginamos: no nosso modo de pensar a relação entre razão e fé, ação e contemplação, amor e sexo”, afirma o diretor Henrique Tavares. “Nos seis meses ininterruptos em que o espetáculo esteve em cartaz no Rio de Janeiro e em todos os locais onde foi apresentado posteriormente, obtivemos um retorno bastante positivo dos espectadores, surpreendidos com o fato de tais reflexões, escritas há tanto tempo, terem aplicações práticas inimagináveis em suas vidas.”

Realizado por profissionais reconhecidos em suas áreas, “Inquieto Coração – 10 anos”, como bem salientou a crítica Barbara Heliodora, tem o seu diferencial no fato de ser um espetáculo que desperta não só o prazer estético, mas “o sentir e o pensar”. Na pequena sala do Espaço Rogério Cardoso, “Inquieto Coração” (re)encontra o ambiente ideal para o estabelecimento da relação de proximidade entre ator e público, e entre a própria plateia e a grandeza da filosofia agostiniana.

O ator e idealizador Eduardo Rieche está feliz com a oportunidade de retornar ao cartaz: “A possibilidade de voltar com o espetáculo no aniversário de dez anos da montagem original e fazê-lo atingir um novo público é o que mais me motiva. Comemorar o décimo aniversário de vida de um espetáculo não é algo simples, e tampouco corriqueiro. Hoje em dia, inclusive, não é infrequente que os espetáculos não ‘sobrevivam’ à sua primeira temporada. A crise na economia, a crise de público, a crise de segurança… tudo seria motivo suficiente para demover os produtores da enorme tarefa de se manter um espetáculo em cartaz. Some-se a isso a atual escassez dos editais de patrocínio, e o cenário é quase assustador”, continua o ator e produtor, que, mais uma vez, banca a montagem com recursos próprios. “Por tudo isso, a força dos que resistem é ainda mais digna de mérito.”

“Inquieto Coração – 10 anos” será apresentado durante o mês de julho, sempre às terças e quartas, às 19h, até o dia 31 de julho. A Casa de Cultura Laura Alvim fica na Avenida Vieira Souto, 176, em Ipanema (2332-2015), perto da Estação General Osório do Metrô. A classificação indicativa é 12 anos. O espetáculo tem duração de 55 minutos. Mais detalhes sobre as apresentações podem ser conferidos nas redes sociais de “Inquieto Coração”. Vendas pelo www.ingressorapido.com.br.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -