- Publicidade -

DOCUMENTÁRIO INSPIRADO NA BIOGRAFIA DE JOÃO HAVELANGE SERÁ EXIBIDO NO CANAL BRASIL NESTA QUINTA

Publicado em:

 O documentário “Conversa com JH”, de Ernesto Rodrigues, estreia no Canal Brasil nesta quinta, 10 de abril, às 22h. O filme participou da mostra competitiva Premiere Brasil do Festival do Rio no ano passado.

“Conversa com JH” propõe uma reflexão sobre a relação entre biógrafos e biografados. Ernesto Rodrigues convidou os amigos jornalistas Geneton Moraes Neto, George Moura e Ricardo Pereira para discutir a experiência vivida durante a produção e a finalização de seu livro “Jogo Duro – A história de João Havelange”.

Para escrever a biografia de João Havelange, Ernesto Rodrigues acompanhou sua rotina de presidente de honra da Fifa no escritório do Rio de Janeiro, foi à sede que ele mandou construir para a entidade num bairro nobre de Zurich, acompanhou um congresso da Fifa em Marrakech, reconstruiu sua rotina de cartola todo-poderoso da Fifa e do Comitê Olímpico Internacional e entrevistou, em vários países, mais de 170 fontes cujos depoimentos estão preservados em vídeo ou em gravações de áudio digitais.

Quando o texto final do livro ficou pronto, no início de 2006, Ernesto cumpriu o compromisso de enviar os originais do livro a Havelange para seus comentários, e a reação foi surpreendente: ele desautorizou o texto, considerando-o crítico e malicioso. E ainda levantou a possibilidade de uma ação judicial.

Ernesto propôs uma conversa para que Havelange explicasse os vetos. Ele concordou e combinou de reler os originais do livro na presença de Ernesto, página por página. Foram doze encontros de leitura conjunta, entre 19 de julho de 2006 e 13 de fevereiro de 2007, integralmente registrados por um gravador de voz digital. Essas reuniões com vários embates entre autor e biografado inspiram o documentário “Conversa com JH”, que propõe uma reflexão sobre os limites e desafios enfrentados pelo biógrafo, especialmente quando o personagem retratado está vivo.

Ernesto ficou impactado pela reação de Havelange sobre várias passagens do livro e convidou os amigos jornalistas Geneton Moraes Neto, George Moura e Ricardo Pereira para compartilhar e discutir com eles os momentos decisivos das reuniões nas quais se dispôs a ouvir o que o ex-presidente da Fifa tinha a dizer sobre o livro. O filme mostra não apenas como foi a conversa de Ernesto com Havelange, mas também o intenso debate que se seguiu entre ele e os três jornalistas.

O documentário revela também o resultado daquela leitura conjunta de autor e biografado: no dia 25 de agosto, em carta timbrada na Fifa, Havelange desautorizou a versão já modificada do livro sob o argumento de que ela continha relatos que não se adequavam ao objetivo inicial de resgatar sua trajetória como esportista, dirigente e cidadão brasileiro.

Diante daquela carta, a editora Objetiva, temendo a reação de Havelange, abandonou o projeto. Mas em 2007, mesmo sem o aval de Havelange, o livro foi publicado pela editora Record.

Finalizado em 2013, o documentário foi selecionado para a Premiere Brasil, mostra competitiva do Festival do Rio.
SINOPSE
“Conversa com JH” é um mergulho inédito e desconcertante nas fronteiras éticas, psicológicas e profissionais da relação entre biógrafos e biografados, a partir da experiência vivida por Ernesto Rodrigues durante a produção e a finalização de seu livro “Jogo Duro – A história de João Havelange”, uma biografia lançada em 2007 e escrita a partir de mais de 140 entrevistas no Brasil e em vários países do mundo do futebol. O filme expõe e coloca em discussão os conflitos ocorridos quando Ernesto cumpriu o compromisso de mostrar os originais do livro ao ex-presidente da Fifa.
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -