- Publicidade -

FIGURA HUMANA EM EXPOSIÇÃO INÉDITA NA CAIXA CULTURAL RIO

Publicado em:

 A exposição inédita Figura Humana reúne trabalhos de 21 artistas de todo o país, de 15 de outubro a 14 de dezembro, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, com obras que dão destaque ao corpo humano e revelam ao público a diversidade da produção contemporânea brasileira.

A mostra coletiva reúne pintores de diferentes origens geográficas e gerações, em um arco temporal que vai desde pintores da chamada “Geração 80” até jovens em torno dos seus vinte e poucos anos. A exposição pretende estabelecer um diálogo entre escalas, perspectivas e modos de se narrar através da corporeidade, com obras produzidas a partir de diversas técnicas, como aquarela, guache, tinta a óleo, acrílica e até mesmo spray sobre bases como madeira, chapa de metal, linho e tela.

Entre os artistas estão nomes como a carioca Cristina Canale, que possui uma sólida produção desde os anos 1980 e é considerada uma das mais importantes pintoras brasileiras da atualidade. O projeto reúne ainda obras do maranhense Thiago Martins de Melo, indicado ao prêmio Pipa deste ano, e do carioca Rodrigo Martins, o mais jovem entre os pintores da mostra, indicado ao Prêmio EDP nas Artes, em 2014, além da brasiliense Camila Soato, vencedora do prêmio Pipa, de público, em 2013. Todos contribuem com uma persistência no que diz respeito à centralidade do corpo em sua produção de imagens pictóricas.

A relação do tema e as pinturas selecionadas busca articular um elemento dos mais clássicos da história da Arte e atualizá-lo nos seus diversos modos de acionamento pela produção artística atual. “A exposição revela a diversidade de se pintar o corpo humano. Alguns artistas utilizam a cor de modo mais visceral e expressivo, outros se aproximam de uma visão mais detalhista e minuciosa do mundo”, explica o curador Raphael Fonseca.

Serviço:
Exposição Figura Humana
Abertura para convidados e Imprensa: 14 de outubro de 2014 (terça-feira), às 18h
Visitação: de 15 de outubro a 14 de dezembro de 2014 (terça-feira a domingo)
Horário: 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural do Rio de Janeiro – Galeria 4
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: Livre
Entrada Franca
Acesso para pessoas com deficiência
Agendamento de Grupos: agendamento@gentearteirarj.com.br ou pelo Telefone (21) 3980-4898
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -