- Publicidade -

Rádio web do IMS celebra o músico norte-americano Cole Porter com documentário que traz registros raros e gravações pouco conhecidas

Publicado em:

Em 15 de outubro completam-se 50 anos da morte de Cole Porter, um dos gigantes da composição americana. A convite do Instituto Moreira Salles o jornalista João Máximo, profundo conhecer da obra do compositor, preparou especialmente para a rádio Batuta um documentário em dez episódios dedicado ao artista. O último entrará no site exatamente em 15 de outubro.
Além de iluminar vários aspectos da música do autor de Night and day, demostrando o que é o estilo Cole Porter, o documentário apresenta gravações raras, que Máximo extraiu de sua ampla discoteca. O resultado é que uma grande quantidade de informações é ilustrada por muitas e boas músicas, algumas praticamente desconhecidas.
No primeiro programa, Máximo conta as origens familiares de Cole Porter e seus primeiros passos musicais, como as canções feitas na Universidade de Yale. Além de registros raros, há no episódio o seu primeiro sucesso (An old-fashioned garden), de 1919, e outras gravações pouco conhecidas. E, também, aquelas que comprovam a maestria do compositor, casos de I’ve got you under my skin com Frank Sinatra e All through the night com Ella Fitzgerald. João Máximo ainda cita referências importantes para o letrista, como Shakespeare, sobretudo Romeu e Julieta.
Cole Porter nasceu em 1891 em Peru, Indiana. Foi um dos principais artistas do mundo entre as décadas de 1920 e 1950, da era do jazz à idade do rock. Milionário, bon vivant, inteligente, sarcástico, foi brilhante em grande parte das mais de 800 canções que fez. Criou um estilo inconfundível em seus 45 musicais de teatro e nos 26 filmes, sendo 11 com canções originais.
Roteiro, texto e apresentação: João Máximo
Edição e sonorização: Filipe Di Castro
Link para programas
Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -