- Publicidade -

Instituto Moreira Salles comemora aniversário de Ernesto Nazareth com recital e divulgação de partituras

Publicado em:

Maria Teresa Madeira e Alexandre Dias tocam pela primeira vez em público, no IMS-RJ, os arranjos para dois pianos feitos por Radamés Gnattali
Guardião do acervo de Ernesto Nazareth, um dos compositores mais importantes do Brasil, o Instituto Moreira Salles vai comemorar os 152 anos do compositor com o recital Ernesto Nazareth 150 + 2: Os arranjos de Radamés Gnattali no IMS-RJ. A data de aniversário de Nazareth é 20 de março, mas a apresentação acontecerá no dia 26, quinta-feira, às 20 horas, com Maria Teresa Madeira e Alexandre Dias executando os arranjos para dois pianos feitos por Radamés Gnattali para obras do compositor. Os ingressos estarão à venda a partir do dia 10 de março, na recepção do IMS-RJ.
Além da primeira apresentação para público, já que alguns desses arranjos nunca foram gravados e vários deles só foram executados anteriormente por Radamés e Aída Gnattali, sua irmã, na Rádio Nacional e na Rádio MEC, nos anos 1950 e 1960, as partituras, editoradas e revisadas pela primeira vez, ficarão disponíveis para download gratuito no sitewww.ernestonazareth150anos.com.br.
Além da homenagem a Nazareth, o evento homenageia também o duo Radamés e Aída Gnattali, que tocaram lindamente os arranjos.

Confira neste link mais informações sobre o que está por vir no recital: 
Programa:
1) Fon-Fon!
2) Matuto (inédito)
3) Carioca (inédito)
4) Fidalga
5) Labirinto (inédito)
6) Pairando
7) Improviso
8) Batuque (inédito)
9) Confidências
10) Digo
11) Nenê (inédito)
12) Odeon (inédito)
13) Elegantíssima/ Apanhei-te cavaquinho
Sobre o site:
Com coordenação do pianista e pesquisador Alexandre Dias, especialista na obra de Nazareth, do violonista e arranjador Paulo Aragão, idealizador do portal, e de Bia Paes Leme, coordenadora do acervo de música do IMS, o sitewww.ernestonazareth150anos.com.br dá acesso às partituras das 211 composições de Nazareth na versão original para piano, além de 120 composições na inédita versão melodia e cifra, todas com a possibilidade de download em PDF. Também estão ali textos exclusivos sobre cada obra de Nazareth; acesso à discografia completa – são mais de duas mil gravações feitas até hoje que podem ser ouvidas em streaming; linha do tempo e biografia inédita do compositor elaborada pelo biógrafo de Nazareth, Luiz Antonio de Almeida; um blog com diversos textos investigativos; manuscritos do compositor; arranjos para formações instrumentais variadas; farto acervo de imagens e uma hemeroteca. Todas as atualizações são notificadas pelo blog. Algumas raridades constam neste site, entre elas, uma carta documentando um encontro até hoje desconhecido entre Ernesto Nazareth e o escritor Machado de Assis.
O IMS tem como parceiro e colaborador o portal Música Brasilis (http://www.musicabrasilis.org.br/), iniciativa da cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, primeiro site a disponibilizar toda a obra de Nazareth na internet.
Sobre Ernesto Nazareth:
Ernesto Nazareth (1863-1934) é um dos compositores mais importantes do Brasil. Definido por Villa-Lobos como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira”, influenciou gerações e gerações de músicos, contribuindo decisivamente para a formação de nossa identidade musical. A despeito de seu protagonismo na história da música popular, Nazareth ainda é um universo a ser explorado. Apesar de ter composto algumas das peças brasileiras mais gravadas em todos os tempos – BrejeiroOdeon e Apanhei-te cavaquinho –, boa parte de suas mais de 200 obras permanece pouco conhecida. Nazareth foi contemporâneo do nascimento da música popular urbana no Rio de Janeiro imperial e republicano, da explosão da polca e da formação dos primeiros conjuntos de choro.
Sobre Radamés Gnattali:
Radamés Gnattali (1906-1988), pianista, maestro, compositor e arranjador, é figura fundamental para entender a música brasileira, pois circulou com extrema naturalidade entre os universos popular e erudito. Nascido em Porto Alegre, foi envolvido desde cedo pela paixão que os pais nutriam pela ópera, que se refletiu nos nomes dos três filhos do casal: Radamés, Aída e Ernâni, personagens de óperas de Verdi. Aprendeu piano com a mãe e, aos 14 anos, entrou no Conservatório de Porto Alegre para estudar piano, e acabou dominando também a viola. Radicou-se no Rio de Janeiro no início dos anos 1930, onde, em 1924, havia conhecido o compositor Ernesto Nazareth. Durante toda sua vida, a obra de Ernesto Nazareth esteve presente, seja nos diversos arranjos que criou para suas músicas em diferentes formações instrumentais, seja em sua atividade como pianista, em que gravou várias dessas peças.
Sobre Maria Teresa Madeira:
Pianista nascida no Rio de Janeiro em 1960, formou-se em piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e fez pós-graduação nos Estados Unidos. Apesar da formação erudita, transita com naturalidade também no universo da música popular. Em 1997, gravou o disco Sempre Nazareth ao lado do bandolinista Pedro Amorim, dedicado à obra de Ernesto Nazareth, e atualmente está gravando a obra completa do compositor.
Sobre Alexandre Dias:
Pianista, pesquisador de música brasileira e professor, nascido em Brasília, em 1984. Iniciou seus estudos de piano erudito aos 10 anos. Desenvolve intensa pesquisa sobre música brasileira do final do século XIX e início do século XX, com especial ênfase em Ernesto Nazareth. Desde 1999, pesquisa a obra e a discografia do compositor. Entre 2007 e 2012, gravou cerca de 70 músicas raras de Ernesto Nazareth, estimulando a difusão de sua obra. A partir de 2012, passou a coordenar o site Ernesto Nazareth 150 anos, a convite do Instituto Moreira Salles, para o qual forneceu sua coleção de mais de 2.000 gravações, além de escrever textos sobre diversas facetas da obra de Nazareth.
Ernesto Nazareth 150 + 2: Os arranjos de Radamés Gnattali
Recital para dois pianos com Maria Teresa Madeira e Alexandre Dias
Quinta-feira, 26 de março de 2015, às 20h
Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia) – 2 ingressos por pessoa
Venda apenas no IMS-RJ
  
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea

Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -