Evento mundial utiliza o Twitter para promover interação entre museus, visitantes e outras instituições
Durante uma semana, de 23 a 29 de março, museus ao redor do mundo terão uma das maiores redes sociais da atualidade como aliada em prol da celebração da cultura. O Louvre, em Paris, o Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque e o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro são algumas das renomadas instituições culturais que participarão da comemoração via Twitter proposta pela #MuseumWeek deste ano.
Dentro do evento virtual, instituições de diferentes especialidades e portes terão sete dias e sete temas para promover intercâmbio online e participação ativa dos visitantes. Cada dia terá sua própria hashtag e, dessa forma, todos poderão acompanhar os compartilhamentos dos visitantes e da equipe do museu pelo Twitter. Os temas foram idealizados com simplicidade e abrangência suficiente para que todos possam participar.
No Rio de Janeiro, além do MIS, o Museu do Ingá , o Museu da Moda/Casa da Marquesa de Santos e o Museu Antônio Parreiras, espaços culturais da Secretaria de Estado de Cultura, farão parte do evento. A lista completa de museus participantes e a agenda de hashtags poderão ser encontradas na página da #MuseumWeek.
Agenda #MuseumWeek

A programação da #MuseumWeek começa na segunda-feira, lançando a hashtag #secretsMW. A ideia é que os funcionários dos museus compartilhem com o grande público os bastidores das instituições, sua rotina e até curiosidades inéditas. Na terça-feira, será a vez do público compartilhar suas memórias favoritas desses museus com a hashtag #souvenirsMW. Neste dia, as lojas de souvenires também serão convidadas a apresentar produtos favoritos e novidades à venda. Os participantes usarão #architetecrureMW, na quarta-feira, para captar detalhes da arquitetura e paisagens ao redor do prédio que sugerem uma nova perspectiva sobre essas instituições. Já a #inspirationMW convida o público a encontrar elementos que representem a especialidade do museu de sua escolha, produzindo uma homenagem audiovisual que deverá ser postada na quinta-feira.
Conforme o fim de semana se aproxima, os temas sugerem cada vez mais a participação do público. Para a sexta-feira, a equipe sugere como tema atividades familiares oferecidas pelo museu, como visitas guiadas e espaços dedicados às crianças, através da hashtag #familyMW. Durante o sábado, os visitantes compartilharão o que mais gostam nessas instituições, de obras a ambientes, usando #favMW. A #MuseumWeek se despede, no domingo, com a #poseMW. Usando essa hashtag, visitantes e equipe deverão posar junto ao museu. Vines, selfies ou memes serão bem-vindos. A ideia é estimular a criatividade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here