- Publicidade -

Instituto Moreira Salles e Fundação Biblioteca Nacional inauguram portal dedicado à fotografia brasileira

Publicado em:

 O portal Brasiliana fotográfica será um espaço online que concentrará o melhor dos acervos do século XIX aos anos 1920 das duas instituições.

No próximo dia 17 de abril, às 11h, acontece o lançamento do portal Brasiliana fotográfica, uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional e do Instituto Moreira Salles, dedicado a promover a fotografia brasileira, além de contribuir e promover a discussão sobre a preservação do patrimônio fotográfico digital.

Inicialmente, o portal irá disponibilizar 2.000 fotografias selecionadas dos acervos das duas instituições. Do IMS, destacam-se as coleções Mestres do Século XIX, Coleção Gilberto Ferrez, Coleção Brascan 100 Anos no Brasil, Coleção Pedro Corrêa do Lago e Coleção Dom João de Orleans e Bragança. Da Biblioteca Nacional, estarão disponíveis conjuntos como a Coleção D. Teresa Cristina Maria (registrada no Programa Memória do Mundo da Unesco como Patrimônio da Humanidade), álbuns contendo retratos de artistas brasileiros e estrangeiros, colotipias de A. Ribeiro e estereogramas de Revert Henrique Klumb.

No endereço http://brasilianafotografica.bn.br, os usuários poderão pesquisar as imagens, salvar suas pesquisas e compartilhá-las nas redes sociais. A cada semana, novas galerias de imagens serão destacadas e, periodicamente, curadores convidados farão comentários e reflexões sobre as fotografias escolhidas.

Instituições que tenham interesse em integrar o portal poderão propor parceria e, então, contribuir com os arquivos digitais de suas fotografias e respectivos metadados. Todas as informações do portal estarão de acordo com os padrões adotados internacionalmente para a pesquisa de imagens.

Em um mundo dominado pela fotografia digital e com uma produção incalculável de arquivos digitais, é necessária a implementação de iniciativas que assegurem a sua preservação. Muitas vezes, os arquivos digitais não recebem a devida atenção e acabam por se perder. Joaquim Marçal, coordenador do projeto Brasiliana Fotográfica Digital, pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional e um dos coordenadores do projeto, ressalta que “o portal Brasiliana Fotográfica pretende contribuir para a conscientização de todos acerca dessas questões, apontando para as diretrizes e as melhores práticas, visando a contribuir para a preservação do nosso patrimônio fotográfico digital.”

Na ocasião do lançamento, haverá uma apresentação do projeto e uma recepção para jornalistas e convidados no auditório da Biblioteca Nacional. Durante o evento, Renato Lessa, presidente da FBN, e Flávio Pinheiro, superintendente executivo do IMS, assinarão o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as duas instituições para dar início à iniciativa.

Lançamento do portal Brasiliana Fotográfica
Dia 17 de abril, sexta-feira, às 11h
Auditório da Biblioteca Nacional
Rua México s/n (acesso pelo jardim) – Centro, Rio de Janeiro

www.ims.com.br

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -