História do criador da Turma da Mônica é destaque na programação infantil do espaço no mês de junho
Para comemorar os 80 anos do ilustrador Maurício de Souza, a Biblioteca infantil da Biblioteca Pública de Niterói (BPN), um espaço da Secretaria de Estado de Cultura, preparou uma atividade especial, dedicada ao criador da Turma da Mônica e à influência dos personagens do autor na cultura popular. Na quarta-feira, 17/06, às 15h, o projeto de leitura “Prazer em conhecer” apresenta o universo de Chico Bento, integrante da turminha que representa o típico morador do campo, que anda descalço, usa chapéu, colhe frutas do pomar e aproveita o tempo livre para brincar na beira do rio com os amigos.
Para transportar as crianças para a roça, atores interpretarão o menino caipira, morador da fictícia Vila Abobrinha, no interior paulista, e também o próprio Maurício de Souza.
Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão acompanham a formação de leitores de todo o país desde 1959, quando a turminha foi criada. Mas Chico Bento começou a aparecer em tirinhas de jornal somente em 1961. Em 1982, o personagem ganhou revista própria. Até hoje a publicação chega às bancas com as aventuras de Chico e a namorada Rosinha, os amigos Zé Lelé, Zé da Roça e Hiro, a galinha Giselda, a professora Marocas e outros personagens.

As histórias do grupinho de amigos do bairro do Limoeiro, a Turma da Mônica, também serão abordadas todas às terças e sextas de junho, às 15h, na BPN, durante a atividade “Era uma vez…Cultura Popular”. Toda a programação é livre e gratuita.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here