- Publicidade -

Casa do IMS na Flip terá exposição e filme da fotógrafa Maureen Bisilliat, entrevistas com escritores e lançamento da serrote #20

Publicado em:

O Instituto Moreira Salles organiza pelo quinto ano consecutivo uma programação especial para a Flip 2015 na Casa do IMS (Rua do Comércio, 13 – Centro Histórico, Paraty). Entre as atividades programadas, estão a exposição e a exibição do filme Decantando as águas – O turista aprendiz revisitado, da fotógrafa Maureen Bisilliat, o lançamento da revista serrote #20 e a distribuição gratuita de sua edição especial, a serrote #20½, e uma série de conversas com autores convidados da Flip promovida pela Rádio Batuta.
Exposição
Decantando as águas
Maureen Bisilliat revisita O turista aprendiz, de Mário de Andrade
Em 1985, Maureen Bisilliat, na direção, e Lúcio Kodato, na câmera, retomaram o trajeto feito feito pela Amazônia em 1927 por Mário de Andrade, homenageado da Flip neste ano. A viagem gerou o filme Decantando as águas – O turista aprendiz revisitado, apresentado naquele mesmo ano na Bienal de São Paulo, e também um diário, transformado em livro em 2012.

Percorrendo 2.500 quilômetros em cinco semanas a bordo do Lima Gonçalves IV – de Belém a Manaus pelo rio Amazonas e até Porto Velho pelo rio Madeira –, a fotógrafa registrou suas impressões em um diário fluvial escrito para seu neto Nicholas, na época com 5 anos. E a história começa assim: “Queridíssimo pequeno Ni, eu vou te contar algumas coisas das 1.000 coisas que estou vendo nesta viagem pelo rio-mãe Amazonas. As estrelas estão altas no céu e o sol entrou na terra deixando nuvens que parecem ilhas em cima da gente…”

Trechos do diário e imagens do filme estarão expostas nas paredes da Casa do IMS durante a Flip 2015. Todos os dias, estão programadas também sessões do filme Decantando as águas – O turista aprendiz revisitado.
Sobre a artista
Nascida na Inglaterra, em Englefield, Surrey, Maureen Bisilliat mudou-se para o Brasil em 1952 e naturalizou-se em 1963. Aqui, construiu um dos mais sólidos trabalhos de investigação fotográfica da alma brasileira, aliando a seu olhar de estrangeira um respeito profundo por seus temas – sobretudo sertanejos e índios – e a busca de apoio conceitual na antropologia e em grandes obras da literatura nacional. Em dezembro de 2003, o Instituto Moreira Salles adquiriu seu acervo com 16.251 imagens, entre fotografias, negativos em preto e branco e cromos coloridos.

Em 2009, o IMS lançou a exposição e o livro Fotografias, uma visão panorâmica de sua carreira, com participação da própria Maureen Bisilliat na curadoria.

Abertura: quinta, às 20h, coquetel com a presença da artista
De quinta a sábado: das 10h às 21h
Domingo: das 10h às 16h
Na quinta, 1/7, às 19h, aberto ao público, Maureen Bisilliat gravará o programa para a Rádio Batuta, falando sobre a exposição, O turista aprendiz, de Mário de Andrade, e a relação de seu trabalho com a literatura (www.radiobatuta.com.br)
Filme
Decantando as águas – O turista aprendiz revisitado
Sessões diárias do filme dirigido por Maureen Bisilliat seguindo o trajeto feito por Mário de Andrade pela Amazônia em 1927.
Quinta, sexta, sábado e domingo, às 11h30
serrote 20 e 20½
A edição da revista serrote, quadrimensal de ensaios do IMS, que será lançada na Flip, tem como destaques uma série de entrevistas da jornalista americana Lillian Ross com o cineasta François Truffaut nos anos 1960 e 1970; um diário de viagem do argentino Bioy Casares em que relata sua passagem pelo Brasil; um texto do jornalista Sérgio Augusto sobre a revista de cinema nunca publicada Cinema Hoje, com projeto gráfico de Amílcar de Castro; um ensaio visual do artista brasileiro Jonathas de Andrade; e um dicionário contemporâneo de arte contemporânea feito pelo quadrinista Rafa Campos, entre outros.
A serrote #20½, de distribuição gratuita, traz trechos do diário e imagens do filme Decantando as águas – O turista aprendiz revisitado, de Maureen Bisilliat, e capa com desenhos de J. Carlos, cujo acervo foi recentemente incorporado pelo IMS.
Quinta, às 20h, coquetel de lançamento, com a presença dos editores e de alguns autores.
Batuta na Flip
Encontros com escritores convidados da Flip na série Biblioteca Pessoal. Em gravações abertas ao público, os autores falam sobre livros ou personagens marcantes em sua vida de leitores. Com mediação da equipe do IMS, as conversas gravadas estarão disponíveis no mesmo dia na Rádio Batuta, a web rádio do IMS (www.radiobatuta.com.br), e passarão a fazer parte de seu acervo.
Quinta, 2 de julho
17h Eucanaã Ferraz
18h José Ramos Tinhorão
19h Maureen Bisilliat
Sexta, 3 de julho
15h Jorge Mautner
16h Diego Vecchio
17h Leonardo Padura
18h Beatriz Sarlo
Sábado, 4 de julho
15h Reinaldo Moraes
16h Roberto Pompeu de Toledo
17h Alexandra Lucas Coelho
18h Rafa Campos
* Programação sujeita a alterações
IMS e Edições Sesc São Paulo
O Instituto Moreira Salles, em parceria com as Edições Sesc São Paulo, preparou uma programação especial dedicada ao artista Geraldo de Barros e ao mestre Pixinguinha.
Sexta, dia 3 de julho
19h30: lançamento do livro Geraldo de Barros e a fotografia; bate-papo sobre a obra de Geraldo de Barros,com Fabiana de Barros e Michel Favre, e exibição de trechos do filme Sobras em obras, de Michel Favre.
Sábado, dia 4 de julho
19h30: aula-show Pixinguinha na Flip, com Anna Paes (violão e voz) e Pedro Paes (clarinete e saxofone); arranjos comentados das caixas de partituras Outras pautas e Carnaval de Pixinguinha e exibição do filme com o espetáculo Pixinguinha na pauta.
A Casa do IMS na Flip tem ainda uma loja/livraria com as publicações e produtos do Instituto Moreira Salles.
Casa do IMS na Flip 2015
Rua do Comércio, 13 – Centro Histórico, Paraty
De quinta a sábado, das 10h às 21h
Domingo, das 10h às 16h
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -