- Publicidade -

Espetáculo que conta a história dos Orixás será exibido na Praça Onze

Publicado em:

 

A celebração dos rituais africanos e a passagem dos principais orixás do Candomblé pela terra são o tema principal do espetáculo “Xirê Orixá – Divindades da Criação”. Dirigido e coreografado por Márcio Moura, com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, o espetáculo é a primeira montagem solo do coreógrafo com a Companhia Ore. Especializada em linguagem corporal, a companhia irá se apresentar na praça XI em uma temporada, que vai de 12 a 26 de junho ( todas as quintas e sextas), no Teatro Municipal Gonzaguinha.
 
Com duração de 50 minutos, o espetáculo de teatro e dança é inspirado em um ato cerimonial de manifestações afro-religiosas, quando os Orixás são “convidados”  a virem à terra para celebrar junto com os humanos e relembrar, através da dança, suas passagens terrenas. Na África o número de orixás  passa dos 200. Mas em “Xirê Orixá”, somente 7 dessas divindades, serão personificadas no espetáculo.
 
Com o objetivo de abrir os horizontes do público para questões atuais e pertinentes como o racismo, a montagem usa o lado sensível e mágico da dança envolvente dos orixás para levantar a bandeira da paz. Com uma trilha musical escolhida especialmente para o espetáculo, misturamos toques ritualísticos com os principais intérpretes da MPB que versaram sobre a história dos orixás.
 
No palco, 8 atores /bailarinos que interpretarão o 7 Orixás mais conhecidos no Brasil. Ao mesmo tempo que Oxum, Iansã, Xangô, Oxossi, Iemanjá, Ogum e Oxalá dançarão com seus trajes ritualísticos, também serão retratados pelos seus arquétipos analisando as semelhanças deles com seus filhos humanos. Mito e realidade, juntos tendem a despertar no espectador a crucial e inevitável pergunta: “de qual Orixá sou filho?” E a resposta estará lá!
 
Os ingressos estão sendo vendidos a R$30 (inteira) e R$15 (meia) através do site www.compreimgresso.com ou na bilheteria do Teatro.  A classificação etária é de 14 anos. O Teatro Municipal Gonzaguinha fica na Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze – O Teatro fica dentro do Centro Cultural Calouste Gulbenkian – Em frente ao Terreirão do Samba.
 
Serviço: Xirê Orixá – Divindades da Criação
Curta temporada: 12  a 26 de junho  (quintas e sextas )
Horário: 20h
Duração: 50 minutos
Local: Rua Benedito Hipólito, 125 – Praça Onze – O Teatro fica dentro do Centro Cultural Calouste Gulbenkian – Em frente ao Terreirão do Samba.
Classificação: 14 anos
Ingressos a 30 reais e 15 reais ( meia)
Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -