Na sexta-feira dia 31 de julho, às 19h30, o cinema do IMS-RJ terá uma sessão especial do filme Resistência natural, de Jonathan Nossiter, diretor, entre outros, do documentário Mondovino, que enfoca a indústria do vinho frente à globalização.
Dez anos após seu primeiro filme sobre o tema, Nossiter vai a diferentes regiões da Itália ao encontro de vinhedos locais e das pessoas responsáveis por eles. Nessa troca de experiências, o que parecia um paraíso bucólico, onde a produção de vinho se dá por métodos orgânicos, revela-se um campo de batalha entre pequenas associações e a grande indústria agrícola. O filme participou da Mostra Panorama do Festival de Berlim e do Festival de Toronto de 2014.
Nossiter e alguns dos produtores retratados no filme estarão presentes na sessão. Após a exibição, serão servidos vinhos das vinícolas apresentadas no documentário.
Sobre o filme
 
Resistência natural mistura documentário e ficção e apresenta seis viticultores italianos, que levam uma vida que muitos sonham. Giovanna Tiezzi e Stefano Borsa, em seu mosteiro do século XI convertido em adega na Toscana, encontraram uma maneira de produzir grãos, frutas e vinho que os conecta com sua antiga herança etrusca; Corrado Dottori e Valerio Bochi fugiram de Milão para a fazenda do seu avô na região de Marcas; a ex-bibliotecária Elena Pantaleoni trabalha nos vinhedos de seu pai em Emilia e se esforça para tornar sua propriedade uma realidade utópica; e Stefano Bellotti, o Pasolini da agricultura italiana, um produtor-poeta-radical, vive em sua fazenda localizada no Piemonte. Mas esses protagonistas de uma revolução europeia do vinho natural, e que se espalha rapidamente pelo mundo, encontraram uma resistência feroz. Nem todo mundo acredita em sua luta por uma produção economicamente justa e historicamente rica em expressão. 

Sobre Jonathan Nossiter

Nascido em 1961 nos Estados Unidos, estudou artes plásticas na Escola de Belas-Artes de Paris antes de se dedicar ao teatro e ao cinema. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão Mondovino (2004) e Domingo é dia (2007)). Além de cineasta, Nossiter ésommelier, e já desenvolveu cartas de vinho para restaurantes de Nova York, Paris e Rio de Janeiro, além de escrever artigos para aNew York MagazineO Globo e a Food & Wine.
Sessão especial Resistência natural
De Jonathan Nossiter
Itália/França, 2014.
31 de julho, às 19h30
Sessão com a presença do diretor
Ingresso
R$ 26,00 (inteira) e R$ 13,00 (meia)
Ingressos disponíveis também em www.ingresso.com
Disponibilidade de ingressos sujeita à lotação da sala.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here