- Publicidade -

EXPOSIÇÃO REÚNE TRABALHOS DE 33 ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO

Publicado em:

Com curadoria de Daniela Name, mostra Ficções reúne obras em várias linguagens e contará com performances na abertura
A exposição Ficções, que  foi inaugurada hoje, dia 11 de julho (sábado), às 16h, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, mergulha no universo da narrativa de alguns dos maiores artistas contemporâneos em atividade no país tomando como ponto de partida o livro homônimo publicado pelo mestre argentino Jorge Luis Borges, em 1944. Com curadoria da crítica Daniela Name, a mostra reúne mais de 40 obras entre pinturas, instalações, vídeos e outras linguagens de 33 artistas brasileiros e fica em cartaz até 6 de setembro.
Durante a abertura, o artista Jozias Benedicto apresentará a performance Escrita automática, e Delson Uchôa percorrerá as ruas do Centro do Rio em direção à CAIXA Cultural com a ação performática Bicho-da-seda urbano.
Ficções também assinala a pluralidade da arte brasileira. Além de apostar na força da cena carioca, a mostra reúne obras de artistas de outras cidades e, também, de alguns que moram há muito tempo no Rio.
“Recursos narrativos como a alegoria são muito importantes quando o assunto é arte brasileira. Esta é uma mostra formada a partir das encruzilhadas entre a arte contemporânea e a literatura, o cinema, o teatro e a música, entre outras linguagens. Em nenhum momento estamos ilustrando o livro de contos”, afirma Daniela Name.
 Criatividade e imaginação:
Ficções propõe ao espectador uma viagem pela narrativa por meio das obras dos artistas e começa no foyer da CAIXA Cultural  Rio de Janeiro com a exposição de uma kombi batizada de Catarina. A instalação integra o trabalho Fala dos confins, de Virginia de Medeiros, uma das artistas vencedoras do Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça. As esculturas Bichos-da-seda, de Delson Uchôa, pontuarão o caminho do visitante até o segundo piso, onde ele será recebido pelo trabalho Lista de coisas brancas, de Raquel Stolf, além de uma instalação de Andrey Zignnatto feita com tijolos, e um conjunto de trabalhos de Vitor Mizael.
O público também apreciará as pinturas inspiradas em viagens de Julia Debasse e a obra Satélite, de Ismael Monticelli. Fotos de Delson Uchôa serão vizinhas dos trabalhos de Marilá Dardot. O público verá, ainda, as pranchetas de Reginaldo Pereira e Marcelo Moscheta. Já Guilherme Dable apresentará aquarelas. Rosângela Rennó produziu o vídeo Vera Cruz – só com falas e nenhuma imagem – sobre a chegada de Pedro Álvares Cabral à Ilha de Vera Cruz, primeiro nome do Brasil. O artista paulistano Luiz Zerbini apresenta a pintura monumental A onda, seguida de três fotos de Adriana Varejão: Canibal e nostálgica, Castelo da sereia Castelinho de areia.
A curadoria recupera um trabalho do início da carreira de Marcos Chaves, o hoje histórico Não falo duas vezes, e o aproxima de I love you, colchão e jardim de tecido criado por Ana Miguel. A obra de Lourival Cuquinha propõe uma reflexão sobre capital e utopia e a figura do dinheiro como uma grande ficção. Na última ala, Ficções apresenta pinturas de Daniel Lannes, o vídeo Buruburu, de Ayrton Heráclito, Escoras, de Alessandro Sartore, conjuntos de trabalhos de Pedro Varela e Marcone Moreira, e o perfil @Desdicionário, no qual Daniela Belmiro reinventa definições de palavras nas redes sociais.
Artistas:
Adriana Varejão, Alessandro Sartore, Ana Miguel, Andrey Zignnatto, Ayrson Heráclito, Barrão, Daniel Lannes, Delson Uchôa, Elisa Castro, Guilherme Dable, Ismael Monticelli, Jozias Benedicto, José Rufino, Julia Debasse, Lia Chaia, Lourival Cuquinha, Luiz Zerbini, Marcelo Moscheta, Marilá Dardot, Mayana Redin, Marcone Moreira, Marcos Chaves, Mario Grisolli, Nazareno, @Desdicionário(Daniela Belmiro), Nino Cais, Pedro Varela, Raquel Stolf, Reginaldo Pereira, Rosana Ricalde, Rosângela Rennó, Virginia de Medeiros e Vitor Mizael.
SERVIÇO:
Exposição Ficções
Entrada Franca
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Abertura: 11 de julho de 2015 ( sábado), às 16h
Visitação: 12 de julho a 6 de setembro de 2015 (terça-feira a domingo)
Horário: 10h às 21h
Classificação indicativa: livre
Acesso para pessoas com deficiência
Agendamento de Grupos: agendamento@gentearteirarj.com.br ou pelo telefone (21) 3980-4898
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal
Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -