- Publicidade -

PALESTRAS NA CAIXA CULTURAL RIO DE JANEIRO DISCUTEM PAPEL DE NIETZSCHE NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO

Publicado em:

 Serão quatro dias de encontros temáticos com pesquisadores que vão relacionar as ideias do filósofo alemão com a realidade brasileira
 A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 1º a 4 de setembro (terça a sexta-feira), o ciclo de palestras Nietzsche e o Brasil. A cada dia, um tema será abordado por dois pesquisadores, que também debaterão com o público a vida, a obra, e as influências do filósofo alemão no pensamento contemporâneo. Os encontros iniciam sempre às 18h30.

O ciclo de palestras, inédito no Rio de Janeiro, será dividido em quatro eixos temáticos: educação, canção popular, literatura e corpo. Os convidados são alguns dos principais pesquisadores do autor, com significativas publicações e extensa atuação profissional com os temas para os quais foram convidados a discorrer.

“Um dos principais diferenciais de Nietzsche foi o de ter conseguido refletir sobre célebres questões existenciais através de uma linguagem mais simples, direta e objetiva que os demais filósofos tradicionais. Com isso, inaugurou um novo estilo de escrita filosófica mais acessível, que incluiu temas prosaicos ligados ao cotidiano dos leitores”, comenta a diretora geral do projeto, Verônica Prates.

Palestras:
No primeiro dia, a professora Rosa Dias (UERJ) privilegiará os trabalhos do filósofo compreendidos entre 1870 e 1874 para apresentar as contribuições de seu pensamento para a educação e como elas podem ser aproveitadas no Brasil do século XXI. Em seguida, o doutor Marlon Tomazella compara a visão nietzschiana da educação alemã do século XIX com o contexto histórico brasileiro, apontando possíveis aplicabilidades.

Na quarta-feira (2), dia dedicado à canção popular, a psicóloga e doutora em filosofia Ana Barreto abordará a noção de canção popular em Nietzsche e sua relação erudita com a música, tratando da classificação popular x erudito e trazendo para a realidade brasileira as valorações nietzschianas que norteiam o “bom gosto” musical. Na sequência, o crítico, produtor cultural e professor Bernardo Oliveira (UFRJ) utiliza o universo filosófico de Nietzsche para explicar o samba.

A literatura é o tema central do terceiro dia do evento, quando a professora Iracema Macedo (IFF) partirá da possibilidade de relacionar textos do alemão com poemas de Carlos Drummond de Andrade, propondo um diálogo entre poesia e filosofia em prol de um encantamento com a existência, ressaltando os lados alegre e sombrio da vida. Depois, o professor Dr. Renato Nunes Bittencourt (UFRJ) tomará o suporte filosófico de Nietzsche para ajudar a compreender a psicologia do ressentimento, partindo dos tormentos existenciais do personagem principal do romance Angústia, de Graciliano Ramos.

No último encontro do ciclo, os professores Dra. Izabela Bocayuva (UERJ) e Dr. Miguel Angel de Barrenechea (Unirio) tratam do pensamento nietzschiano sobre o corpo e como este influencia os valores morais da cultura do Ocidente.

Para participar do ciclo de palestras Nietzsche, não é preciso inscrição prévia. Os ingressos, gratuitos, serão distribuídos na bilheteria da CAIXA Cultural Rio de Janeiro a partir das 17h30 de cada dia.

Ficha técnica:
Organização: André Masseno e Tiago Barros
Direção Geral: Verônica Prates
Gestora de Projetos: Maitê Medeiros
Programação Visual: Karin Palhano
Realização: Quintal Produções

Programação:
1º de setembro (terça-feira)
18h30 – Nietzsche e a educação
Palestrantes: Rosa Dias e Marlon Tomazella

2 de setembro (quarta-feira)
18h30 – Nietzsche e a canção popular
Palestrantes: Ana Barreto e Bernardo Oliveira

3 de setembro (quinta-feira)
18h30 – Nietzsche e a literatura
Palestrantes: Iracema Macedo e Renato Nunes Bittencourt

4 de setembro (sexta-feira)
18h30 – Nietzsche e o corpo
Palestrantes: Izabela Bocayuva e Miguel Angel de Barrenechea

Serviço:
Ciclo de Palestras Nietzsche e o Brasil
Data: de 1º a 4 de setembro de 2015 (terça a sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 2
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Classificação indicativa: Livre
Lotação: 80
Entrada Franca (os ingressos serão distribuídos a partir de 1h antes de cada dia)
Acesso para pessoas com deficiência

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -