Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920, e há cinco anos o Instituto Moreira Salles celebra a data com o evento Hora de Clarice. A cada ano, uma programação especial dedicada à escritora é promovida nos centros cultuais do IMS. Este ano, no IMS-RJ, será apresentada a peça Clarice e eu. O mundo não é chato, uma adaptação para o teatro de textos da autora feita pela atriz Rita Elmôr. Antes, será exibido o filme O ovo, Clarice e a galinha, com direção de Eucanaã Ferraz e Laura Liuzzi, que tem duração de 15 minutos. Nesse mesmo dia, às 12h30 e às 15h, haverá uma ação educativa com leitura de crônicas e produção de textos, baseada em manuscritos de Clarice Lispector, voltada para jovens e adultos.

A peça Clarice e eu. O mundo não é chato propõe um passeio pela obra da escritora, desde crônicas, contos e cartas a trechos de romances. O recorte mostra uma faceta bem-humorada de Clarice, ao revelar o comportamento humano diante de situações constrangedoras e engraçadas – embora a escritora não abandone a visão crítica sobre dramas sociais de sua época e dramas contemporâneos.

Segundo Rita, “o desafio dessa adaptação foi o de criar uma comunicação simples, direta, sem empobrecer o texto, mas unicamente com o objetivo de tornar o espetáculo atraente tanto para os que conhecem Clarice quanto para aqueles que nunca leram um livro inteiro na vida”. Entremeado com alguns textos da própria atriz, o espetáculo ganha leveza, e a mistura das experiências deixa o espectador atento ao olhar clariciano, sempre generoso e agudo. Rita ganhou o prêmio Shell de melhor atriz ao interpretar a escritora no monólogoQue mistérios têm Clarice, em 1998.

Outro destaque é a apresentação do filme O ovo, Clarice e a galinha, com direção dos poetas Eucanaã Ferraz e Laura Liuzzi. O filme apresenta trechos do conto “O ovo e a galinha” lidos por diversas pessoas, entre escritores, atores e funcionários do IMS, além de trazer ainda documentos inéditos e uma entrevista com Roberto Corrêa dos Santos, professor de literatura da Uerj, artista visual e autor de ensaios sobre literatura, arte e estética.

O conto “O ovo e a galinha”, originalmente publicado em A legião estrangeira (1964), foi lido em um congresso de bruxaria nos anos 1970, na Colômbia.

O Educativo do IMS-RJ oferece a atividade Anotações imediatas, destinada a jovens e adultos. A ação propõe um contato sutil com a obra de Clarice Lispector a partir da leitura de crônicas e produção de textos. No IMS-Poços de Caldas, acontece a atividade Soltando os bichos no jardim, com base no conto “Novembro: como apareceram os bichos”. Voltada para o público infantil, a ação se propõe a produzir máscaras de bichos e fazer uma expedição pelos jardins do centro cultural.

Toda a programação do evento Hora de Clarice é gratuita.

Hora de Clarice

Em 2012, O IMS criou o site www.claricelispectorims.com.br. O objetivo foi proporcionar um ambiente de pesquisa mais completo e rigoroso para o mapeamento de informações sobre a escritora, que serve não apenas para estudantes do nível médio, mas também para graduados, pós-graduados e admiradores da obra de Clarice. “Há, sobre a escritora, muitas informações dispersas, por exemplo, quanto às bibliografias, às traduções. No site, conseguimos reunir praticamente tudo”, explica o organizador Eucanaã Ferraz.

Na página, pode ser encontrada, por exemplo, uma listagem bibliográfica com todos os livros sobre Clarice publicados até 2012. Cada obra da autora é comentada por um especialista convidado, como Martha Alkimin e Rosa Gens, professoras da UFRJ, e Clarisse Fukelman, da PUC-Rio. O site apresenta também comparações de traduções em diferentes línguas de um mesmo trecho de um determinado livro, além de publicar uma cronologia ilustrada de vida e obra de Clarice feita por Nádia Battella Gotlib, professora de literatura brasileira e estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da USP. Gotlib é também autora de uma apresentação em áudio com comentários de fotos de família de Clarice.

PROGRAMAÇÃO

IMS-RJ | 10 de dezembro, quinta-feira
12h30 e 15h Anotações imediatas: atividade educativa com leitura de crônicas e produção textual.
Jardins da casa | para jovens e adultos

20h Exibição do filme O ovo, Clarice e a galinha (15 min)
Direção de Eucanaã Ferraz e Laura Liuzzi

Apresentação da peça Clarice e eu. O mundo não é chato (60 min)
Com Rita Elmôr
Direção: Rubens Camelo

Lugares limitados. Distribuição de senhas 30 minutos antes do evento. Até duas senhas por pessoa.

IMS-Poços de Caldas | 10 de dezembro, quinta-feira
15h Soltando os bichos no jardim: atividade com leitura do conto “Novembro: como apareceram os bichos”, produção de máscaras de bichos e expedição pelos jardins do centro cultural.
Público infantil

IMS-RJ | 12 de dezembro, sábado
16h Para não esquecer – Como guardar um momento feliz, uma ideia ou um sentimento?. Inspirada no livro homônimo de Clarice, a atividade educativa convida os participantes a criar uma imagem poética com base nas suas memórias.

Para crianças a partir de 6 anos, acompanhadas por responsáveis.

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
telefone: 21 3284-7400
www.ims.com.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here