- Publicidade -

Caixa Cultural do Rio recebe a Exposição “Silêncio(s) do Feminino” a partir de 5 de julho

Publicado em:

Mostra reúne 36 obras de cinco mulheres artistas – Cris Bierrenbach, Lia Chaia, Beth Moysés, Rosana Paulino e Marcela Tiboni, que discutem as vulnerabilidades socioculturais vividas há séculos pelo sexo feminino.

A Caixa Cultural do Rio de Janeiro recebe a partir de 5 de julho, a exposição “Silêncio(s) do Feminino” cuja curadoria da também artista plástica Sandra Tucci, selecionou obras de cinco artistas brasileiras contemporâneas, que refletem um incômodo com as vulnerabilidades socioculturais que são suportadas pela mulher há séculos. São elas Cris Bierrenbach, Lia Chaia, Beth Moysés, Rosana Paulino e Marcela Tiboni.

Como mulheres e artistas, elas têm em sua linguagem uma forma singular ao abordar questões complexas da natureza feminina, relacionadas a gênero, identidade, abuso social entre outras, proporcionando uma visão da manifestação sensível de suas narrativas poéticas e visuais contemporâneas.

“O olhar artístico feminino abriu portas e janelas para dar espaço a uma forma singularizada de ver o mundo, de estar nele, de poder manifestar-se nele, de explorar ‘o como’ é ser afetado por ele”, diz a curadora.

Na seleção, que reúne fotografias, vídeos e desenhos, encontramos “potência, significado e voz que criam um mapeamento pelo qual, metaforicamente, compreendemos um silêncio que emudece, que faz calar, que arrepia e grita”, completa Tucci. A coordenação do projeto é de Gisa Picosque e a produção, de Ludmila Picosque, ambas da Touché Cultural.

Além da Exposição, haverá também um Curso para professores no dia 16 de agosto, das 14hs às 17h, ministrado por Gisa Picosque – Pesquisadora independente e gestora cultural. Coordenadora do Projeto Silêncio(s) do Feminino. Coordenou diversos programas educativos, entre eles, na 25ª Bienal de São Paulo e 4ª Bienal do Mercosul. Autora de obras textuais sobre ensino de arte e mediação cultural. É sócia Diretora da Touché Cultural. Serão oferecidas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas através do email projetos@touchecultural.com.br.

Ementa do curso: Como as artistas presentes na exposição podem nos ajudar a lidar com a gravidade de abusos exercidos sobre o feminino? Como fazer a leitura das imagens de arte na sala de aula a fim de provocar a discussão sobre gênero? Qual a relação entre arte contemporânea e as questões urgentes da vida atual? Essas perguntas serão norteadoras da proposta do curso que, a partir do discurso expositivo, propõe pensar sobre a “força constrangedora” da arte contemporânea para a interpretação de diferentes realidades sociais e culturais.

Serviço:
Exposição: “Silêncio(s) do Feminino”
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 2
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 25 – Centro – Tel: (21) 3980-3815
Abertura: Dia 5 de julho
Visita com curadora: Dias 5 de julho às 11h e 16 de agosto às 19h
Horário de visitação: De terça a domingo – das 10 às 21h
Temporada: De 5 de julho até 21 de agosto de 2016

Atividades extras:
Curso para professor dia 16 de agosto das 14 às 17h
Inscrições: projetos@touchecultural.com.br
Mesa redonda com as artistas: Dia 17 de agosto, das 14h às 17h – Conversa com a curadoria e as artistas abordando questões sobre a exposição e o processo de criação das obras.
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -