- Publicidade -

CIA LUNA LUNERA ESTREIA ESPETÁCULO “URGENTE”

Publicado em:

Quantos planos e sonhos ficam nas gavetas por falta de tempo? A impressão que dias, meses e anos passam cada vez mais rápido é comum a muitas pessoas? A sensação que a vida é adiada para um futuro, que demora a chegar, foi o ponto de partida para a criação do novo projeto do grupo mineiro Cia. Luna Lunera: Urgente. Com direção de Miwa Yanagizawa e Maria Sílvia Siqueira Campos, integrantes da Areas Coletivo de Arte, companhia com sede no Rio, a peça estreia no CCBB Rio de Janeiro, no dia 17 de junho. O espetáculo segue em temporada de quinta a segunda, às 19h30, até 08 de agosto.

Criado pelo Areas Coletivo de Arte e por Yumi Sakate, também responsável pelos figurinos, o cenário é composto por quatro nichos (um metro quadrado cada) revelando ambientes do cotidiano, com uma sala de costura ou escritório. Em cena, os atores Cláudio Dias, Isabela Paes, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves e Zé Walter Albinati apresentam um enredo ficcional que se revela aos poucos e se relaciona com retrospectivas, de dois minutos cada, da vida dos próprios atores. “Como resumir uma vida em um tempo tão curto? O que nos marca e nos constitui como pessoas? Queremos promover uma reflexão sobre as delicadas relações que o ser contemporâneo trava com o transcurso irrefreável da vida”, destaca Zé Walter Albinati.

“Escolhemos trabalhar com o Areas Coletivo de Arte, pois além de reconhecer o viés poético desse coletivo composto unicamente por mulheres, nos identificamos com o grande frescor de suas obras e o esforço em sempre promover relações verdadeiras que se estabelecem no aqui e agora em suas criações”, explica Marcelo de Souza e Silva, ator da companhia.

O processo de criação contou com a interlocução dramatúrgica do escritor Carlos de Brito e Mello e da atriz Liliane Rovaris, que realizaram uma conexão entre a literatura, a filosofia e a poética das cenas. A dramaturgia da peça foi construída na sala de ensaio, a partir das improvisações propostas pelas diretoras e do trabalho e no processo de escuta diária de cada ator, que, vai além de simplesmente ouvir. Trata-se da percepção do outro, do espaço, de cada objeto, do entorno. Cada um deles partiu de suas bagagens de experiências e visões de mundo para se colocar em diálogo com o outro. Paralelamente, foi feita uma investigação das ansiedades pessoais e coletivas em relação ao tempo que nos atropela no dia a dia, buscando distinguir as verdadeiras urgências das angústias criadas pela contemporaneidade.

“É como se nessas investigações nós tivéssemos sido convidados a fazer um mergulho em nosso universo pessoal, que foi colocado em diálogo ou contraponto às questões e temáticas abordadas, que vão desde a passagem do tempo no corpo, o relógio biológico e a relação que se estabelece com o envelhecimento; à tendência contemporânea de viver projetando-se sempre para o futuro e ao cotidiano acelerado que nos coloca em contato com múltiplas informações e funções que por vezes esvaziam a essência do ser”, completa Marcelo.

A ambientação sonora da peça tem a assinatura da banda Constantina, grupo instrumental belo-horizontino de forte caráter investigativo e experimental. A proposta é que eles fossem afetados pela poética inicialmente colocada em cena e a partir daí entrassem em diálogo com a mesma, através de releituras musicais da cena, interferências e provocações.

Serviço:
Teatro Urgente
Temporada: 17 de junho a 8 de agosto de 2016
Dias e horários: Quinta a segunda, às 19h30
Local: CCBB Rio – Teatro II (Rua Primeiro de Março 66 – Centro)
Capacidade: 155 lugares
Classificação indicativa: 16 anos
Gênero: Drama
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Duração: 1h45min
Informações: (21) 3808-2020

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -