- Publicidade -

Sergio Gonçalves Galeria inaugura no próximo sábado exposição sobre arte e esporte

Publicado em:

A exposição “Arte Funcional”, do artista Felipe Barbosa, será inaugurada no próximo sábado, 30 de julho, às 13h, na Sergio Gonçalves Galeria – localizada no centro histórico do Rio de Janeiro. A mostra dialoga com o clima olímpico que a cidade do Rio de Janeiro vive com a chegada das Olimpíadas Rio 2016.

Nesta mostra tem destaque a relação entre Arte e Esporte. Como ambos se inserem na natureza humana se apresentando como essenciais a ela. O artista procura traçar esse paralelo, aonde os esportes e a arte, vão ao longo do tempo procurando elementos que desafiem o homem a superar seus limites. Em como tanto uma quanto outra atividade tem se apoiado na tecnologia para essa busca. A mostra por fim, questiona a função tanto da arte como do esporte nessa busca pelo futuro.

Felipe Barbosa explica: “os objetos que escolho não são organizados de maneira aleatória. É super importante a forma que eles vão tomar a partir da função que eles tem. Outro aspecto é que a palavra “funcional” tem sido incorporada pelo esporte e fiquei pensando como eu poderia incorporá-la a arte. Refleti a relação do funcionamento do corpo, dos objetos escolhidos e da arte. E o grande questionamento é qual é a função desses elementos”.

Para a exposição o artista selecionou sete obras inéditas construídas ao longo dos dois últimos anos, todas utilizando materiais esportivos.

Dentre as obras que serão apresentadas, destacam-se: Swing 2016 (obra composta por 24 tacos de golfe em rotação) onde o movimento dos tacos de golfe repete o movimento que o jogador faz na tacada. Nesse caso o jogador é o próprio espectador da obra.

E a instalação “Turning Point” 2015-2016, que ocupará todo térreo da galeria, criando uma espécie de vortex com cerca de 80 raquetes de tênis emulando movimento de uma jogada. Também neste trabalho o movimento do espectador é crucial para sua leitura. Essa obra conta com o apoio da marca de raquetes Head.

Em “Olimpíadas nos Trópicos 2016”, cinco faixas de Judô conectadas formam o símbolo dos jogos com um duplo sentido.

Serviço:
Exposição “Arte Funcional”, de Felipe Barbosa.
Local: Sergio Gonçalves Galeria – Rua do Rosário, 38, Centro, Rio de Janeiro (próximo ao CCBB e Centro Cultural dos Correios).
Temporada:De 30 de julho a 17 de setembro
Visitação: de terça a sexta, de 11h às 19h, e aos sábados, de 11h às 18h.
Entrada franca.
A galeria não funcionará nos dias 05 de agosto e 07 de setembro.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -