- Publicidade -

John Nicholson apresenta a individual “Cores da Europa”, na galeria Patricia Costa

Publicado em:

John Nicholson gosta de observar os detalhes. Para o artista americano radicado no Brasil há 40 anos, a beleza das cenas está na luz, nos gestos, no tom de pele, no andar e na troca de olhares entre os personagens. Durante mais de 20 anos, capturou essas nuances em suas viagens, fotografou tudo e trouxe para seu ateliê, no Rio de Janeiro.

Do início de 2015 a julho deste ano decidiu dar vida às antigas imagens. O resultado do trabalho será apresentado ao público na exposição “Cores da Europa”, a partir de 07 de setembro, na Galeria Patricia Costa, em Copacabana.

Para a mostra, John Nicholson selecionou 17 obras inéditas, produzidas a partir de cenas clicadas em cidades como Sevilha, Madri, Lisboa, Estocolmo, Paris e Dublin, na Irlanda, onde seu pai nasceu. São 10 pinturas a óleo e 7 aquarelas, de pequenas, médias e grandes dimensões. “Desta vez a procura pela plasticidade exigia mais espaço, profundidade, por isso, recorri aos cenários de ruas e paisagens”, diz.

A fotografia serve como esboço inicial para o trabalho do artista. Formado em arte pela tradição norte-americana, em que realismo, fotorrealismo e pop art exercem forte influência sobre a pintura dos séculos 20 e 21, para John Nicholson o mais importante nesse processo é poder utilizar a imagem para capturar o indivíduo e lançá-lo no espaço pictórico, como se este fosse um espaço real, o seu habitat no dia-a-dia.

No ato de observar intensamente, tudo que há de significativo surge nitidamente e fica disponível, exposto ao olhar do artista. “As fotos são como rascunhos, a partir delas é que as pinturas surgem. Gosto de flagrar as pessoas com naturalidade, sem que a cena se desfaça”, conta o artista.

A exposição Cores da Europa representa também uma nova fase para John, que se afasta das cenas cariocas e da figura feminina, muito presentes em suas últimas produções “Olhando para o conjunto desta nova exposição percebo quanto meu trabalho mudou e cresceu neste período. Quis explorar mais a plasticidade, com manchas e gestos mais soltos. Privilegiei a leveza, sem me preocupar com as formas tão arredondadas e perfeitas”, explica o pintor, que na década de 1980 foi professor de Adriana Varejão e Daniel Senise no Parque Lage.

SOBRE O ARTISTA
Nascido e graduado no Texas, John Nicholson se mudou para o Rio de Janeiro aos 26 anos, em 1977. Três anos depois, tornou-se professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e um dos participantes da chamada Geração 80. Há 39 anos no Brasil, John já participou de mais de 50 exposições, em locais como MAM-RJ, MAM-SP, Paço Imperial, Museu Nacional de Belas Artes, Museu da República, Centro Cultural Cândido Mendes, entre outros.

Serviço
Exposição “Cores da Europa”
Temporada: 07 de setembro a 22 de setembro de 2016.
Local: Galeria Patricia Costa (Av. Atlântica, 4240, loja 226, Shopping Cassino Atlântico, Copacabana)
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, das 12h às 18h.
Entrada: franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -