- Publicidade -

FESTIVAL REIMAGINE RIO

Publicado em:

reimagine-cartaz

Programação paralela aos jogos olímpicos traz as histórias INSPIRADORAS de gente que mudou muitas vidas graças à arte e ao esporte. Cinco histórias e cinco filmes feitos em uma cidade em que pequenos gestos levam a grandes mudanças. Os cinco documentários são dirigidos por Lili Fialho e Kátia Lund e financiados pela Rise up & Care.

Djeferson é alto e pesa 120 quilos, mas imaginava brilhar lá no alto do trapézio. No Circo Crescer e Viver, foi dada a ele a oportunidade de se tornar uma estrela. Ygor Coelho vai jogar badminton nos Jogos Olímpicos representando o Brasil. Ele aprendeu que samba tem tudo a ver com raquete e bolinhas depois que seu pai, Sebastião Dias de Oliveira, imaginou que seria possível mudar uma comunidade através do badminton. Mariana Campos saiu de Padre Miguel para realizar o sonho de ser cineasta. Já dirigiu o curta “Amanhecer”, ao lado de Fernando Meireles, e o premiado longa-metragem “Hotel da Loucura”. Seu mais recente trabalho é como personagem no documentário feito pelo Cinema Nosso sobre eles mesmos – uma turma que nos últimos 15 anos vem formando jovens saídos da periferia para produzir cinema e TV com uma identidade própria. Estas e outras histórias incríveis são contadas em cinco longas dirigidos por Lili Fialho e Kátia Lund (“Notícias de uma Guerra Particular” e “Cidade de Deus”) para o festival Reimagine Rio.

Os filmes serão exibidos a partir do dia 11 de agosto em 4 salas do Circuito Estação NET de Cinema e em outros cinemas em Santa Teresa e na Zona Sul. Além disso, haverá premières em cada uma das cinco comunidades retratadas nos documentários e mais de 300 sessões gratuitas em 50 pontos alternativos espalhados por toda a cidade e pela Baixada Fluminense.

Os documentários trazem histórias marcantes de quem criou e de quem participa do Circo Crescer e Viver, na Praça Onze; do Jongo da Serrinha, em Madureira; do Nós do Morro, no Vidigal; do Cinema Nosso, com sede na Lapa; e do projeto esportivo Miratus, da comunidade da Chacrinha, na Praça Seca.

Os cinco longas foram produzidos pela Jabuti Filmes e o Cinema Nosso. ‘- Estamos pessoalmente movidos e inspirados pela inovação e sucesso dos líderes locais das comunidades do Rio de Janeiro. Quando passamos um dia sambando e jogando badminton com o Sebastião e as crianças do Miratus, fomos profundamente tocados, e nossa descrença desapareceu. ‘Esta é a verdadeira inovação! A verdadeira inspiração!’. Estávamos muito felizes. Como podemos compartilhar essa poderosa experiência com outras pessoas? – cita Kirk Bowman, fundadora da RiseUp&Care com Jon Wilcox . “No começo eu levei tantas pessoas quanto eu podia para dividir essa experiência, mas eu queria que o mundo inteiro experimentasse o milagre da Miratus e de Sebastião, assim como as outras histórias que vivemos. Mas como fazer isso? A resposta: com cinema! O cinema viaja, o cinema inspira, reflete poeticamente a realidade. Os filmes são a melhor maneira de sentir e entender o que o Sebastião está fazendo, sentir sua criatividade, inovação, alegria e amor. Nós tivemos muita sorte de encontrar Katia, Lili, Luis e todo o time deles. Nós os desafiamos a fazer cinco filmes marcantes no Rio em um ano para reimaginar a cidade a partir do zero, do começo. Nossa esperança é mobilizar as pessoas durante os Jogos Olímpicos para que elas descubram um novo jeito de imaginar o Rio, experimentando essa bela realidade em cinemas ou exibições públicas. Esta série de filmes rejeita as imagens negativas que estão nas notícias e os estereótipos sobre essas comunidades. Esses cinco filmes reimaginam o Rio a partir de suas bases, a partir das raízes e da alma: um magnífico, criativo e generoso Rio”.

Exibições nas comunidades:
www.reimaginerio.com.br

Serviço:
REIMAGINE RIO
Data: de 11 a 17 de agosto
Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
Cinemas:Estação NET Rio, Estação NET Gávea, Estação NET Ipanema, Estação NET Barra Point, Cine Santa, Cine Jóia e mais 50 pontos alternativos espalhados pela cidade e pela Baixada Fluminense

A programação completa estará disponível em breve em www.reimaginerio.com.br e www.riseup.care.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -