- Publicidade -

Mateu Velasco apresenta Nômade na Galeria Movimento

Publicado em:

Há três anos sem expor no Brasil, artista exibe 14 obras inéditas e lança seu primeiro livro

Há três anos sem expor no Brasil, Mateu Velasco esteve de mudança. Só de casa foram 12, com diversas idas e vindas a trabalho entre cidades no Brasil e nos Estados Unidos. Instalado novamente no Rio, o artista multimídia mostra ao público suas memórias, lembranças e sensações na exposição Nômade, a partir de 06 de setembro, na Galeria Movimento, em Copacabana.

Nessa nova mostra, o artista apresenta 14 obras inéditas, com dimensões que variam de 60 x 80 a 1,60 x 1,40, produzidas em técnica mista, com tinta acrílica, verniz e lápis de cor sobre tela ou madeira. “Em Nômade, não pretendo representar só as mudanças físicas, mas principalmente fazer uma homenagem a todos aqueles que continuam caminhando, seguindo sua trajetória, que se mantém em movimento e são capazes de absorver a cultura e tirar o melhor do lugar em que estão”, explica. O artista também promete uma instalação surpresa, onde vai misturar objetos garimpados e memórias afetivas destes últimos anos.

No texto de apresentação para a exposição, o também artista Fernando de La Rocque chama atenção para este caráter incansável de Mateu Velasco. “Ele toma como referência as coisas que cata pela rua e as coisas que vê por aí que despertam nele um forte sentimento de querer guardar. E aquilo que não pode ser catado com as mãos nem guardado, porque é muito grande, ou porque é um ser vivo, ele fotografa ou simplesmente memoriza, depois desenha e digitaliza. Um jogo de dobra e desdobra, como quem arruma e desarruma uma mala. Nesses compartimentos estão as coisas que ele gosta de lembrar, que o fazem sentir em casa, estando no Rio, ou em Los Angeles, ou em pleno voo, ou em qualquer lugar do mundo”.

Ao completar 15 anos de carreira, o artista foi ainda mais longe e aproveitou a mostra para fazer uma grande reflexão de sua trajetória. “Pela primeira vez revisitei e refiz alguns trabalhos antigos, que estavam guardados”, conta. Mateu aproveita a noite de abertura da exposição para mais uma novidade. O artista lança seu primeiro livro, também chamado Nômade (Editoria Cícero), com edição assinada e numerada. A obra reúne desenhos novos e antigos que, em parte, resultaram nos trabalhos expostos.

Serviço
Exposição Nômade, por Mateu Velasco
Abertura: 06 de setembro, das 19h às 22h
Período da exposição: 08 de setembro a 01 de outubro de 2016
Horário de visitação: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30. Sábados, das 12h às 18h.
Local: Galeria Movimento  (Av. Atlântica, 4.240, lojas 212 e 213, Copacabana)
Entrada: gratuita

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -