Novo CD da orquestra traz releituras de clássicos de Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, além de composições dos acordeonistas Marcelo Caldi e Kiko Horta, este à frente da terceira edição no Circo Voador de seu forró que já faz parte do circuito cultural da cidade

Um ano após o lançamento do CD “Festejo”, que contou com participações especiais de Egberto Gismonti, Guinga, Gilberto Gil e João Bosco – todos já homenageados pelo projeto em seus 26 anos de fundação – a Orquestra de Sopros Pro Arte volta ao circuito musical com seu terceiro disco, “Duas Sanfonas e Uma Orquestra”, agora trazendo à frente os consagrados acordeonistas cariocas Marcelo Caldi e Kiko Horta, ambos pianistas de formação, celebrando, juntos, os grandes mestres do fole nordestino, Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, cujas obras são revisitadas em arranjos contemporâneos.

Após inesquecíveis apresentações no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, em Santa Teresa e no Festival de Inverno do Sesc Rio em Agosto, com participação de Geraldo Azevedo a Orquestra volta a se apresentar, desta vez em grande estilo subindo ao palco do Circo Voador, na quinta, dia 15 de setembro, às 22h, juntamente com o consagrado Forró do Kiko, que desde 2008 vem animando as noites cariocas através da síncope contagiante da música nordestina, com sua mistura de sons e regado a muito improviso. Esta será a terceira edição do Forró do Kiko no Circo Voador: o flautista Carlos Malta foi o convidado especial na primeira edição e, na segunda, a trupe do Kiko Horta dividiu a noite com Xangai.

A noite contará também com as participações de Marcelo Mimoso, que interpreta Luiz Gonzaga, no super sucesso “Gonzagão, A Lenda”, Geraldo Junior (da Terreirada Cearense), do grupo Vulcão Erupçado e do Coletivo da Poti.

Resgatando a matriz nordestina na formação da música brasileira, “Duas Sanfonas e Uma Orquestra” reúne também obras autorais dos acordeonistas e de Raimundo Nicioli, um dos diretores da Orquestra, numa dimensão orquestral e grandiosa, e ao mesmo tempo de forte apelo popular.

O disco abre com “Forró Transcendental”, composição e arranjo de Kiko Horta, cujas tintas nordestinas já dão o tom das releituras por vir: “Homenagem a Velha Guarda”, de Sivuca (arranjo de Mário Féres), e “Baião da Garoa”, de Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil (arranjo de Marcelo Bernardes). “Homenagem a Dominguinhos”, de Marcelo Caldi, e “Baião pro Hermeto”, de Raimundo Nicioli, trazem arranjos sofisticados, assinados pelos próprios compositores. Com arranjo de Bia Paes Leme, “Colo de Ignez”, de Kiko Horta, tece um doce lamento nordestino, e “Lembrei do Ceará”, outra composição de Marcelo Caldi, retoma a festividade com maracatu e baião. Caldi assina também os arranjos de “Retrato da Vida”, de Djavan e Dominguinhos, essa faixa conta com a participação especial do cantor Marcelo Mimoso, enquanto Fábio Luna assina o de “Cabaceira Mon Amour”, de Sivuca. “De onde vem o baião”, de Gilberto Gil e arranjo de Bebel Nicioli, encerra o disco cujo traço principal é reunir influências tradicionais, em diálogo com o virtuosismo e o refinamento, numa linguagem acessível ao grande público.

Pérolas de um legado tão caro à cultura nordestina são revisitadas neste CD em sua grandiosidade orquestral, em sua potência máxima, expandida em flautas, saxofones, trombones, clarinetes, percussões…no encontro de duas sanfonas com uma Orquestra!

Serviço
Show de lançamento do CD “Duas Sanfonas e Uma Orquestra” + Forró do Kiko no Circo Voador
Data: 15 de Setembro de 2016, quinta
Local: Circo Voador (R. dos Arcos, s/n – Centro)
Horário: 22h (abertura dos portos 21h)
Duração: 80 minutos
Capacidade: 2.800 pessoas
Ingressos: R$ 60,00 / R$ 30,00 (campanha de ingresso solidário, traga um quilo de alimento não perecível e pague meia entrada).
Classificação: 18 anos

Foto: Ana Branco

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here