- Publicidade -

7ª edição do projeto Ocupação Poética será dedicada ao poeta Jorge Salomão

Publicado em:

Nova edição do projeto homenageia Jorge Salomão, poeta, compositor e agitador cultural que completa 70 anos em 2016 contará com as participações especiais de Frejat, Christovam De Chevalier, Patricia Melodi, Paulo Sabino, Sheila da Silveira.

Na próxima segunda-feira, dia 26 de Setembro, às 20h, o teatro do Centro Cultural Cândido Mendes, em Ipanema, receberá a 7ª edição do projeto Ocupação Poética, coordenado pelo poeta e jornalista Paulo Sabino. A nova ocupação será dedicada ao poeta  Jorge Salomão, que em novembro de 2016 completa 70 anos. O projeto contará com as participações especiais de amigos como Frejat, Christovam de Chevalier, Paulo Sabino, Patrícia Melodi, Sheila da Silveira, entre outros que estão sendo confirmados.

Serão lidos poemas da obra do Jorge, reconhecido poeta, compositor e agitador cultural carioca, figura presente nos mais diversos círculos culturais da cidade e do país nos últimos 50 anos.

A noite marca o início das comemorações pelos 70 anos do artista, que também lançará, ainda este ano, uma antologia poética e dois CDs, um de poesias e outro trazendo uma coletânea de seus sucessos musicais gravados por nomes como Zizi Possi, Adriana Calcanhotto, Marina Lima, entre muitos outros artistas.

Sobre o homenageado:

O poeta, letrista, agitador cultural, Jorge Salomão, nasceu em Jequié, Bahia, no dia 3 de novembro de 1946. Com o seu irmão, o também poeta e letrista Waly Salomão, fundou o Clube de Filatelia de Jequié e fazia espetáculos teatrais dentro de casa, com seus irmãos e amigos. Mudou-se para o Rio em 1969. Participou da revista “Navilouca”, criada por Waly Salomão e Torquato Neto, e dirigiu o antológico show “Luiz Gonzaga volta para curtir”, no Teatro Tereza Rachel. Deixou o Brasil e morou em Nova Iorque de 1977 até 1984, onde participou de várias experiências com vídeos e performances. Trabalha como assessor de imprensa, colabora, com textos e produções, em vários jornais e revistas brasileiras, e possui um total de quatro livros publicados: Mosaical (1997); O Olho do Tempo (1997); Campo da Amerika (1998); e Sonoro (1999). Também lançou o CD “Cru Tecnológico”, com poemas e sons, apresentando-se em várias cidades. Como letrista, foi gravado por nomes como Adriana Calcanhotto, Cássia Eller, Marina Lima, Zizi Possi, Barão Vermelho e Zé Ricardo.

Sobre o evento:

A Ocupação Poética no Teatro Candido Mendes de Ipanema começou em 2015 a partir de um convite dos diretores do espaço, Adil Tiscatti e Fernanda Oliveira, para que o poeta e jornalista Paulo Sabino ocupasse brechas no calendário de programação com poesia. Assim, ele passou a convidar os poetas e autores de sua estima e admiração, incluindo as participações de convidados especiais, para juntos realizarem essas noites de “conversas com versos”. Em suas edições o projeto já reuniu nomes como Adriano Espínola, Alex Varella, Antonio Carlos Secchin, Antonio Cícero, Paulo Henriques Britto, Salgado Maranhão (1ª edição); Luís Turiba, Mauro Santa Cecília, Claufe Rodrigues, Cristiano Menezes (2ª edição); Geraldo Carneiro, Maria Padilha, Camilla Amado, Bruce Gomlevsky, Danilo Caymmi, Alice Caymmi, Tonico Pereira (3ª edição); Martinho da Vila, Maíra Freitas, Elisa Lucinda, Zezé Motta, Maria Ceiça, Dani Ornellas, Ju Colombo, Maria Gal, Flávia Oliveira, Wagner Cinelli (4ª edição); Christovam Chevalier, Aloísio de Abreu, Ithamara Koorax, Jane di Castro, Jorge Salomão, Patrícia Melodi, Paulo Mário Martins e Sheila da Silveira (5ª edição); Elisa Lucinda, Maria Rezende, Moraes Moreira e Dani Ornellas (6ª edição); e agora chega à 7ª edição, se consolidando como um evento que dá visibilidade ao trabalho de poetas e autores de diversas vertentes e gerações.

Sobre Paulo Sabino:

Poeta, escritor, e entusiasta da poesia e da prosa poética, desde 2009 mantêm o blog PROSA EM POEMA (https://prosaempoema.com/). O blog é um dos mais lidos da área, com mais de 100 mil visitantes individuais em 2015, onde regularmente Paulo se dedica a selecionar e analisar as mais belas obras de autores nacionais e estrangeiros, de todas as gerações e estilos. O trabalho de Paulo no blog é acompanhado pelos já supracitados poetas, e também por muitos outros importantes nomes da área como Nelson Ascher, Nélida Piñon, Francisco Bosco, Carlos Rennó, Fabiano Calixto, Péricles Cavalcanti e Carlito Azevedo, só para citarmos alguns. Além do projeto de Ocupação Poética do Teatro Cândido Mendes de Ipanema, Paulo Sabino também organiza e promove o Sarau do Largo das Neves, em Santa Teresa.

SERVIÇO
7ª edição Ocupação Poética
Local: Teatro Cândido Mendes (Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema)
Data: 26 de Setembro (segunda-feira)
Horário: 20h
Entrada: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)
Vendas antecipadas na bilheteria
Classificação: livre

Foto: Maria Navarro

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -