- Publicidade -

Artista plástica Talitha Rossi apresenta exposição “CAPS LOCK: A mãe natureza e a filha da internet”

Publicado em:

De 24 de setembro a 25 de outubro, a artista Talitha Rossi apresentará a exposição individual “CAPS LOCK: A mãe natureza e a filha da internet”, no segundo andar do mais novo centro cultural da cidade, o Z42, no Cosme Velho. Alí funciona o ateliê da artista plástica multimídia, de 29 anos, que começou no mundo das artes há 10, fazendo intervenções urbanas. De lá para cá, seu trabalho amadureceu e ganhou o mundo. A artista já expôs em coletivas em Londres, na Frameless Gallery e na The Gallery, e, no ano passado, foi uma das artistas mais destacadas do ArtRua, evento paralelo à ArtRio, dedicado à arte urbana.

A exposição terá 18 obras inéditas, dentre instalações, fotos-esculturas, vídeoarte e foto-performances, produzidas nos últimos dois anos no Brasil, na Alemanha, na Cracóvia e em Portugal. A mostra será acompanhada de um texto-poesia de Sinhá, feito especialmente para esta série. No espaço anexo, a artista exibirá uma retrospectiva de trabalhos antigos em pequenos formatos, incluindo instalações feitas com cristais, lã e madeira, além de também apresentar fotografias, bordados e colagens.

A mostra teve origem com a performance homônima, em que a artista empresta seu corpo para a sua famosa personagem “Boneca”, criada no inicio de sua trajetória como um croqui. “O objetivo é registrar a geração de jovens imediatistas viciados em wifi através de uma personagem sem olhos que transita livremente entre a natureza e a cidade em busca da sua real conexão. Solidão e multidão fazem parte desta busca”, conta a artista.

Na performance “CAPS LOCK: A mãe natureza e a filha da internet”, a artista se veste como uma boneca em diferentes situações e lugares, no Brasil e no exterior. Os registros da performace, em fotos e em vídeo, estarão na exposição, assim como foto-esculturas, em que a artista faz intervenções sobre as fotografias, e também uma escultura. Toda a série foi originada pela performace. “Minha série passeia em temas como o re-despertar feminino, o corpo, a geração Y, o narcisismo e o visível e o invisível”, conta a artista.

Através de seu trabalho, Talitha Rossi faz uma crítica à Geração Y, sua geração. “Há uma fobia social e uma supervalorização de falsas pessoas que se alimentam do ego virtual para se sentirem amados e aceitos na sociedade. Os padrões de beleza estão distorcidos, o culto ao corpo perfeito é exagerado, o estímulo pro consumo de massa é agressivo, a privacidade invadida virou status virtual. Surge uma nova linguagem escrita por símbolos, o convívio corporal tomou lugar para o convívio por telas e o instantâneo não vai ficar para memória. Pois não há registros em tempos de memórias curtas. Não há pensamentos à longo prazo. Os relacionamentos amorosos estão por um fio”, afirma.

Para a artista, esta nova geração é como a sua boneca. “Esta nova geração parece ter sido fabricada, embalada e rotulada em série. Movimentam-se e falam roboticamente ao dar corda, feito bonecos. Pessoas dentro de um corpo vazio, sem órgãos”.

SOBRE A ARTISTA
Talitha Rossi nasceu em Resende, Estado do RJ, em 1987. Estilista por formação, depois de passar por escolas como a Central Saint Martins College of Arts and Design e o London College of Fashion, ambas na capital britânica, e trabalhar durante oito anos em grandes marcas de moda, decidiu trocar a vida de estilista para realizar seu sonho: viver de sua arte.

Talitha faz de seu ateliê, o Z42, no Cosme Velho, uma extensão da sua mente: “é um local sagrado, onde posso experimentar minhas inquietações. Sou artista multimídia, filha da internet. Represento a minha geração Y. Muitas vezes o meu pincel é o meu dedo e a tela do celular, o meu sketchbook. Gosto dessa liberdade de não ter rótulos artísticos. Sou experimentalmente plural”, comenta.

Começou fazendo arte de rua com intervenções de pintura, lã e colagem em muros e suportes urbanos. Já grafitou a sua personagem – um croqui sem roupa de 1.80cm – nas ruas de Berlim, Londres, Paris e Nova York. Hoje, Talitha se dedica ao seu trabalho autoral de fotoperformance e instalações. Talitha tem em seu currículo exposições no Rio, Londres, São Paulo e Brasília.

Serviço:
Exposição “CAPS LOCK – A mãe natureza e a filha da internet”
Temporada: 24 de setembro a 25 de outubro
Local: Espaço Z42 [segundo andar] (Rua Filinto de Almeida, 42 – Cosme Velho)
Entrada franca

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -