- Publicidade -

“Mostra de Filmes Imagens e Complexos” no Cine Teatro Eduardo Coutinho

Publicado em:

A Mostra de Filmes Imagens e Complexos surge da necessidade de expandir o espaço de exibição e de reflexão das produções audiovisuais realizadas por moradores de favelas, com a finalidade de democratizar a linguagem e a estética do cinema brasileiro a partir de 30 (trinta) obras que serão exibidas de 29 de setembro a 02 de outubro de 2016 no Cine Teatro Eduardo Coutinho (Cine Manguinhos) – situado à Avenida Dom Helder Câmara N° 1180, Benfica/RJ (localizado ao lado da Biblioteca Parque de Manguinhos).

Privilegiando outra perspectiva sociocultural, o Coletivo Imagens e Complexos colocará na pauta de discussão produções faveladas realizadas no Rio de Janeiro e os diferentes temas abordados nos filmes, refletindo o cotidiano da periferia para além da questão da violência – buscando a diversidade da favela complexa em imagens e temáticas.

Para Fabiana Melo, coordenadora da Mostra, “é preciso olhar para as imagens que são produzidas nos interiores destes territórios, a fim de perceber até que ponto as experiências audiovisuais nas favelas estão trazendo novas questões sobre as cidades ou sobre os mais diversos temas da vida cotidiana; ou mesmo se são imagens que reproduzem os olhares “de fora” tão criticados pela academia”.

Além da proposta de uma mostra com filmes produzidos exclusivamente por moradores de favela, outro diferencial será o lançamento de um catálogo contendo o registro das obras inscritas, que respeitarem os critérios de seleção, com cinco filmes contemplados com uma resenha escrita pela curadoria. O catálogo será lançado um mês após a realização do evento e distribuído gratuitamente, além de disponibilizado para download.

Por fim, a expectativa da Mostra de Filmes Imagens e Complexos é apresentar a possibilidade de novos enquadramentos, evidenciando a perspectiva do favelado sobre as diversas temáticas que a imaginação humana consiga alcançar.

SERVIÇO:
Mostra de Filmes Imagens e Complexos

01 de agosto a 06 de setembro de 2016 – inscrições por meio do formulário de inscrição;

12 de setembro de 2016 – divulgação dos filmes selecionados pela fanpage Imagens e Complexos e pelos sites de nossos parceiros;

15 de setembro – divulgação da programação da Mostra pela página do Imagens e Complexos;

29 de setembro a 02 de outubro de 2016 – realização da Mostra de Filmes Imagens e Complexos no Cine Teatro Eduardo Coutinho (Cine Manguinhos), com exibição de 30 obras produzidas por moradores de favelas e debates sobre audiovisual e favela, envolvendo produtores, pesquisadores e público presente.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -