- Publicidade -

‘O Capote’, de Gógol, ganha musicalidade em montagem cômica na versão colaborativa de 21 atores

Publicado em:

A companhia Os Betessetes, a partir do dia 6 de setembro, dá frescor a um clássico de Nikolai Gógol no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea.

Adaptação do conto homônimo de 1842, ‘O Capote’ é uma criação colaborativa de 21 jovens atores que levanta questionamentos ainda presentes em nossa sociedade e coloca em xeque a exiguidade do ser humano diante da burocracia.

A trama é protagonizada por Akaki Akakiévitch Bashmachkin, copista de “um certo” departamento de São Petersburgo, alvo de chacota dos colegas de trabalho, que ganha uma quantia mínima por ano e se vê em uma situação complicada em meio ao frio impiedoso do inverno russo: conseguir juntar dinheiro para comprar um novo capote. A partir daí, a história dá reviravoltas e mostra, com doses de humor, uma Rússia burocrática, superficial e hipócrita.

Considerado uma das obras-primas da literatura russa, o conto marcou o desenvolvimento da arte no país a partir do século XIX por causa do cunho social. Dostoiévski definiu o texto como um dos pilares do realismo russo, indicando Nikolai Gógol (1809-1852) como criador de uma linhagem, quando afirmou “todos nós descendemos de ‘O Capote’”. Além de romancista e dramaturgo, Gógol escreveu para periódicos de São Petersburgo e chegou a ocupar cargos na burocracia czarista, vivência que impactou temas que se destacam em seus textos.

Resultado de uma pesquisa sobre o realismo fantástico, o espetáculo dirigido por Eduardo Vaccari mescla impressões visuais, líricas e musicais. Criada para marcar a formatura dos alunos da turma BT7 da Faculdade Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), a montagem foi apresentada pela primeira vez no Teatro Ipanema, e o sucesso deu ao grupo de atores a ideia de formar uma companhia e levar o trabalho para o circuito carioca. Para financiar a peça, os jovens começaram um empréstimo coletivo além de um financiamento via internet pela plataforma Catarse.

Serviço:
Teatro O Capote, de Nikolai Gogol
Local: Teatro dos 4 – Shopping da Gávea (Rua Marquês de São Vicente, 52)
Temporada: De 6 de setembro a 2 de novembro
Terças e quartas, às 21h
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60
Classificação: 14 anos
Duração: 75 minutos

Foto: Eduardo Sampaio Nogueira

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -