- Publicidade -

Site sobre história do teatro, desde o século XVIII é lançado no Rio

Publicado em:

Você já imaginou poder consultar informações sobre a história do teatro, desde o século XVIII até os dias de hoje, num único lugar? Conhecer personagens, títulos, atores, autores, com apenas alguns cliques? Essa é a ideia do site http://todoteatrocarioca.com.br/ , criado pelo diretor Demetrio Nicolau. Voltado para profissionais, estudantes e amantes do teatro, o banco de dados criado em janeiro de 2014 já catalogou 11.000 espetáculos, 40.000 artistas e reúne 220.000 informações de espetáculos desde o século XVIII, mais precisamente 1769, quando Os Encantos de Medeia, de Antonio José da Silva, estreava na Casa da Ópera do Padre Ventura, onde hoje encontramos a estação Uruguaiana do Metrô. Em seus arquivos poderão ser pesquisados títulos, pessoas, espaços, funções em cena, personagens, patrocinadores, datas e público-alvo. O lançamento do site aconteceu no dia 20 de setembro, com um coquetel no Teatro Cacilda Becker, Rua do Catete 338, Largo do Machado, Rio de Janeiro.

Inspirado no site americano IMDB (www.imdb.com), que contém toda a produção cinematográfica mundial, e no site português CETbase (http://ww3.fl.ul.pt/CETbase/), que traz as produções teatrais realizadas em todo o país, o site tem por objetivo de viabilizar a pesquisa de informações acerca de toda produção teatral carioca através material gráfico e fotográfico e variadas formas de consulta: por espetáculos, pessoas, datas, espaços, funções, personagens e patrocinadores.

O http://todoteatrocarioca.com.br/ surgiu de um desejo do diretor Demetrio Nicolau de dividir com profissionais do meio e apaixonados pelo teatro, assim como ele, uma grande riqueza de informações contidas em dois mil panfletos e flyers, de espetáculos de todas as épocas, sendo o primeiro datado de 1940, que foram acumulados por ele durante toda a sua trajetória.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -