- Publicidade -

Como o criado aprendeu as lições de Diderot” no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas

Publicado em:

A obra soa como uma expressão premonitória dos tempos atuais. Num confronto bem humorado, “Jacques” e o “Empresário”, passam em revista as suas próprias histórias, ambições e derrotas.

Escrita num momento diverso, porém igualmente perturbador, ao final dos anos 1980, no início do processo de democratização do país, à época da queda do muro de Berlim, “Jacques e a Revolução ou Como o criado aprendeu as lições de Diderot”, de Ronaldo Lima Lins, dialoga intensamente com os tempos que correm, como se estivéssemos diante de uma espécie de expressão premonitória das sucessivas crises hegemônicas e representativas dos poderes. Para examinar um conjunto de ideias delineadas pelo iluminista francês, a peça reinaugura questões antigas na dinâmica dos últimos séculos de modernidade. Não há lugar geográfico específico. O mundo está em foco. Tudo se passa através do diálogo entre dois personagens: O patrão, um empresário e seu empregado, Jacques.

No elenco, dirigido pelo dramaturgo Theotonio de Paiva, estão Abílio Ramos, Ana Luiza Accioly, Katia Iunes e Luiz Washington. A trilha sonora leva a assinatura do maestro Caio Cezar e Christiano Sauer. Marianna Ladeira e Thaís Simões assinam a direção de arte e Carmen Luz a direção de movimento e preparação corporal. A iluminação é de Renato Machado. Designer gráfico Nicholas Martins, fotos de MarQo Rocha e Flávia Fafiães.

A peça é um Projeto Cultural de Teatro, contemplado no Edital Viva a Arte! da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro. O texto ganhou o Prêmio Maurício Távora – 1989.

No cardápio da peça – palestra, lançamentos de livros, debates. Em tempo, o lançamento da peça em livro, está agendado para 15 de outubro, no Parque das Ruínas. Além disso, o autor fará dois outros lançamentos: na Casa da Leitura no dia 18 de outubro e na Biblioteca Parque, dia 19 de outubro. Coincidentemente, Ronaldo Lima Lins apresenta outro livro de ensaios, “O saber e os ventos do não saber”. Que será lançado dia 5 de outubro na Livraria Blooks, pela Editora Mauad.

“JACQUES E A REVOLUÇÃO ou Como o criado aprendeu as lições de Diderot”, passou por Lonas e Arenas Culturais, no decorrer desse ano, onde recebeu público de diversos bairros cariocas.

Serviço:
Teatro “JACQUES E A REVOLUÇÃO ou Como o criado aprendeu as lições de Diderot”
Local: Parque das Ruínas (End. Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa)
Temporada: de 07 a 30 de outubro
De sexta a domingo, sempre às 19h
Valor do ingresso: R$ 30,00 reais (inteira) e R$ 15,00 reais (meia)
Duração: 80min.
Lotação: 70 lugares
Faixa etária: 14 anos

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -