- Publicidade -

“A GATA COMEU”: SUCESSO DOS ANOS 1980 ESTREIA NA SEGUNDA

Publicado em:

Protagonizado por Christiane Torloni e Nuno Leal Maia, clássico de Ivani Ribeiro marca o primeiro trabalho de Danton Mello e destaca elenco infantil

Uma das novelas mais pedidas pelos assinantes do VIVA estreia na próxima segunda, dia 24: “A Gata Comeu”. De Ivani Ribeiro, a trama leve e despretensiosa substitui outro grande sucesso da autora, “Mulheres de Areia”.

A trama principal gira em torno do divertido e tumultuado romance entre Jô Penteado e Fábio Coutinho, protagonizados por Christiane Torloni e Nuno Leal Maia. Na versão original da trama, a dupla foi interpretada por Eva Wilma e Carlos Zara.

Beleza e dinheiro nunca faltaram na vida de Jô Penteado, uma das personagens mais emblemáticas da carreira de Christiane Torloni. Mas o grande amor de sua vida parece se esconder de seu caminho. Apelidada de Lucrécia Bórgia, por “colecionar” noivos – já são sete em seu passado -, nem imagina que um naufrágio mudaria seu destino. Depois de um imprevisto durante um passeio de lancha organizado por Fábio para seus alunos, todos ficam ilhados e são dados como mortos. Como a embarcação é de sua família, Jô decide ir como guia da excursão. Os primeiros capítulos da novela são antológicos e mostram as aventuras e confusões do grupo, que conta com pessoas de variados estilos e classes sociais, causando situações engraçadas no dia a dia.

Enquanto Jô é mimada e temperamental, Fábio é conservador e tranquilo. As divergências não param por aí, começando por ele não suportar o comportamento dela. Como os opostos se atraem, a empatia foi à primeira vista e “Bateu, levou!” virou o bordão do casal, que trocava insultos e até mesmo tapas na cara. Viúvo, ele dá aulas em uma escola de segundo grau na Urca, e cuida – com a ajuda da auxiliar Zazá (Aracy Cardoso) – dos filhos Cuca (Danton Mello) e Adriana (Kátia Moura). Já Jô tem tudo do bom e do melhor. Herdeira do milionário Horácio (Mauro Mendonça), a quem é muito ligada, ela não se dá bem com a madrasta, Ester (Anilza Leoni). Gláucia (Bia Seidl) e Lenita (Deborah Evelyn) são suas meias-irmãs. Ao longo da novela, a invejosa Gláucia apronta muitas armações para separar o casal.

E não é só o casal protagonista que proporciona muitos momentos de risada à trama. “A Gata Comeu” também traz as relações hilárias de Gustavo (Cláudio Corrêa e Castro) e Tereza (Marilu Bueno), e Conceição (Dirce Migliaccio) e Oscar (Luiz Carlos Arutin).

Conhecidos como Gugu e Tetê, os pais de Babi (Mayara Magri) vão aumentar a família com a chegada de gêmeos. Para o desespero do marido, durante a gravidez ela tem desejos exóticos como rabanete com açúcar mascavo, churros uruguaios e tutu de feijão com cravo e canela. O casal vive se desentendendo, mas sempre com bom humor. A mãe de Tetê, Dona Biloca (Norma Geraldy), também mora com eles. Ela bem que tenta ajudar a neta, mas os relacionamentos de Babi são sempre controlados pelos pais. Principalmente quando ela conhece Tito (Jayme Periard), com quem Gugu e Tetê não simpatizam.

Já na casa de Conceição e Oscar, ele é um vagabundo assumido, mas só ela não enxerga. Sua esposa é a única a acreditar que ele trabalha muito e é um “santo”. Na sua frente, Oscar se passa por doente, mas, na realidade, é outra pessoa na rua e vive se divertindo. São pais de Renato (Sylvio Perroni) e tios de Edson (José Mayer), considerado um filho para o casal e que, no decorrer da novela, se apaixona por Lenita (Deborah Evelyn). Com o relacionamento, Ivani Ribeiro aborda o amor entre diferentes classes sociais e as dificuldades e preconceitos que muitos enfrentam.

A produção é uma adaptação de “A Barba Azul” (1974), também de Ivani. A novela conquistou o público da década de 80, quando foi exibida no horário das 18h, na Globo, e chamou a atenção para o charmoso bairro da Urca, onde a história foi ambientada.

A trama conta com personagens carismáticos como as duplas Gustavo (Cláudio Corrêa e Castro) e Tereza (Marilu Bueno), e Conceição (Dirce Migliaccio) e Oscar (Luiz Carlos Arutin). As trilhas nacionais e internacionais também são um sucesso à parte e marcaram a época. Mas quem roubou a cena foi o divertido Clube do Curumim, com crianças que fizeram história na TV. Foi a estreia de Danton Mello e Juliana Martins. O grupo conta ainda com Juliana Lucas Martin, Kátia Moura, Oberdan Jr., Raphael Alvarez e Sylvio Perroni.

No elenco, nomes como Anilza Leoni, Aracy Cardoso, Bia Seidl, Diana Morel, Eduardo Tornaghi, Fátima Freire, José Mayer, Laerte Morrone, Mauro Mendonça, Mayara Magri, Nina de Pádua, Norma Geraldy, Roberto Pirillo, Rogério Fróes, entre outros. A produção foi a primeira novela dos atores Deborah Evelyn e Jayme Periard.

“A Gata Comeu” teve colaboração de Marilu Saldanha, direção de Herval Rossano e José Carlos Pieri, direção geral de Herval Rossano e supervisão de Daniel Filho.

Os hits nacionais e internacionais de “A Gata Comeu” conquistaram o público, tornaram a novela ainda mais icônica e marcaram os anos 1980. A começar pelo tema de abertura, “Comeu”, de Caetano Veloso, que ganha a interpretação do grupo Magazine, na época liderado por Kid Vinil.

E a música que embala Jô Penteado delineia o temperamento forte da personagem de Christiane Torloni: “Só Prá o Vento”, mais um sucesso de Ritchie. Já o ilustre professor Fábio (Nuno Leal Maia) tem como tema a canção “Amigo do Sol, Amigo da Lua”, na voz de Benito Di Paula.

As faixas se encaixam impecavelmente nos personagens e no cenário da pitoresca e tranquila Urca. Entre outros destaques: “Choro”, cantada por Fábio Jr.; “Seu Nome”, de Byafra; “Canção de Búzios”, de Sandra de Sá; “Sonho Blue”, de Liliane; “Eu Queria Ter uma Bomba”, estreia de Cazuza em carreira solo; “Smooth Operator”, na voz de Sade; “The Heat Is On”, entoada por Glenn Frey; “Doce Pecado”, interpretada por Santa Cruz; “Heaven”, de Bryan Adams; o tema de Jô e Fábio, “Forever By Your Side”, cantado pela banda Manhattans; a clássica “We Can Change The World”, interpretada por Tremendo; e “Tipo One Way”, que embala o núcleo jovem da novela.

Canal VIVA 
Novela “A Gata Comeu” 
Estreia dia 24 de outubro
Horário principal: segunda a sábado, às 15h30
Horário alternativo: segunda a sábado, à 0h30

Foto: Acervo/Globo

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -