- Publicidade -

Paraense Félix Robatto lança o disco Belemgue Banguer em show no Centro Cultural Bola Preta

Publicado em:

Considerado um dos nomes da nova cena musical paraense, o guitarrista, percussionista e pesquisador musical Félix Robatto chega ao segundo disco solo, Belemgue Banger (Natura Musical), mesclando suas influências latino-amazônicas ao trabalho dançante e pop que vem realizando.

Mais do que um disco autoral, o álbum é o resultado de uma pesquisa feita pelo músico sobre os gêneros musicais que deram origem ao que hoje chamamos de Lambada. A pesquisa passeou pela música feita em países do Caribe negro, basicamente três ilhas: Martinica, Guadalupe e Dominica, que inspirou a identidade visual do disco, em referência à bandeira do país, que tem o papagaio – Amazon Sisserou – como símbolo.

Belemgue Banger vem recheado de gêneros típicos desses países como Cadence Lypso e o Konpá, ritmos que tocaram muito nas rádios da Amazônia nos anos 70, onde foram apelidados de “Lambada” e “Guitarrada”.

“Há muito tempo pesquiso música paraense, buscando descobrir de onde vem nossa sonoridade. Nesse disco, me aprofundei na pesquisa dos gêneros que deram origem ao que aqui foi chamado de Lambada. Analisei estrutura, ritmo e timbre de artistas da época, pesquisando LPs com as datas de lançamento, nesse disco procurei reproduzir a sonoridade das primeiras Lambadas”, explica Félix.

A proposta do trabalho é reviver esse som que chegou ao Pará na década de 70. Para buscar uma sonoridade mais fiel à época, o áudio do disco foi finalizado em um antigo gravador analógico de fita. Ainda que tenha essa forte referência às origens da Lambada, o trabalho é pop, atual e psicodélico, uma das marcas do artista.

O disco vem com 12 faixas. A única que não é de autoria do artista é “Vamos Farrear”, música de Pinduca. No álbum, Robatto regravou “Psica da Velha Chica”, música que ele fez quando comandava sua antiga banda La Pupuña. Produzido e dirigido por ele, a direção vocal é assinada por Lia Sophia, parceira antiga, já que Lia também dirigiu as vozes do primeiro disco do artista e ele produziu o último disco da cantora.

As músicas trazem letras leves, simples, com o bom humor que é peculiar ao artista, e contam um pouco da história de como a Lambada chegou aqui, caso de “A gente chama de Lambada” e “Belemgue Banger”.

Serviço:
Show de lançamento do disco “BELEMGUE BANGER”
Atrações: Participação de Keila Gentil (Gang do Eletro), DJ Zek Picotero e conjunto Noites do Norte
Data e horário: 22 de outubro, às 21h
Local: Centro Cultural Cordão da Bola Preta (R. da Relação, 03 – Centro)
Ingressos: a partir de R$20

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -