- Publicidade -

SANTA TERESA RECEBE A 26ª EDIÇÃO DO ARTE DE PORTAS ABERTAS

Publicado em:

Tradicional evento, que acontece nos dias 08 e 09 de outubro, promete movimentar o bucólico bairro com muita arte visual, música e gastronomia

Um dos eventos mais esperados do ano por aqueles que são apaixonados pela combinação de arte, cultura, gastronomia e descontração já tem data para acontecer. Nos dias 08 e 09 de outubro, das 10h às 18h, a 26ª edição do Arte de Portas Abertas toma conta das ruas de Santa Teresa e promete movimentar o bucólico e charmoso bairro, levando aos visitantes um pouco da alma carioca pelo olhar de artistas, músicos, comerciantes e do próprio cenário incrível da região.

Promovido pela Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa (Chave Mestra), o evento vai contar com a participação de 58 artistas visuais em 31 ateliês e 13 espaços de cultura. Exposições coletivas, performances e intervenções, palestras nos espaços de cultura e visita aos museus Chácara do Céu e Casa Benjamin Constant são algumas das atrações desta edição.

Também o CEU (Casa de Empreendedores Urbanos) vai abrigar a Casa Ashaninka, que mostrará um pouco da cultura do povo Ashaninka do Alto Juruá, com suas formas de ver o mundo, seus produtos e legado. Os visitantes poderão vivenciar um pouco da experiência da floresta, por meio de atrações sensoriais, fotos, conversas e encontros. O bairro também se prepara para receber o público: as casas são pintadas, novos espaços criados e os ateliês organizam suas exposições. Tudo para mostrar, mais uma vez, os artistas que fazem parte da própria história centenária do bairro e que dela se realimentam, mantendo-a viva e contemporânea. É uma verdadeira oportunidade de conhecer toda a tradição que acolhe a arte desde o início do século passado.

Nesta edição, o Arte de Portas Abertas contará, exclusivamente, com recursos do próprio bairro, mas agora com a parceria de duas outras associações: a Amesanta, que reúne empreendedores e profissionais da cultura, gastronomia, comércio, serviços, turismo e lazer do Pólo Gastronômico e Artístico de Santa Teresa, e a Santa Rede, coletivo de instituições e produtores culturais de Santa Teresa.

Em meio ao Arte de Portas Abertas, os visitantes também poderão conferir a vasta rede de gastronomia da região de Santa Teresa, a qual possui restaurantes maravilhosos, de culinária diversa. Espírito Santa, Aprazível, Café do Alto e Cafecito são só algumas das excelentes opções, nas quais os chefs vão elaborar menus especiais por conta da ocasião. O circuito gastronômico ‘Arte Sobre a Mesa’ dá suporte ao evento e permite que cariocas e turistas permaneçam durante todo o dia explorando as novidades dos ateliês e passeando pelas ruas de pedra e ladeiras coloridas que o bairro oferece com maestria.

Além disso, quem estiver aproveitando o Arte de Portas Abertas poderá conferir a 2ª edição do ‘Primavera de Teresa’, que irá do dia 08 até o dia 16 de outubro. Nos dias 12 e 13 de outubro uma programação especial foi elaborada para comemorar o Dia das Crianças. A praça Odylo Costa se transformará em um grande picadeiro, onde artistas circenses se apresentarão e algumas oficinas serão oferecidas para os pequenos. No dia 15 de outubro, será comemorado o 501° Aniversário de Santa Teresa D´Ávila, com missa da Matriz de Santa Teresa, celebrada pelo Arcebispo Dom Orani Tempesta. E, também, o tradicional pastoril do Céu na Terra será realizado no Largo das Neves.

SERVIÇO:
26ª edição ‘Arte de Portas Abertas’
Data: 08 e 09 de outubro (sábado e domingo)
Local: Santa Teresa
Como chegar: A organização do evento reforça a preferência pela utilização do transporte público para chegar ao local. Haverá vans exclusivas entre 10h e 17h saindo da Villa Aymoré (Ladeira da Glória, 26) até a Rua Santa Cristina, 179 para transportar os visitantes. Os Bondes circularão também aos sábados e domingos da estação Carioca à estação do Largo do Curvelo, em horário especial.

Mais informações, fotos das obras/artistas e detalhes do evento: www.chavemestra.com.br ou www.visitesantateresa.rio

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -