Voltado para o público infantil, o espetáculo Pérolas Negras, contos da Mãe África, que reúne contos e lendas africanas sobre a origem do mundo, realizará uma apresentação gratuita na Cidade das Artes, no sábado (26/11). Criado pelos premiados dramaturgos Josué Soares e Márcia Valéria, da Cia Mimos Brasil, a peça traz uma linguagem teatral que mistura mímica, manipulação de objetos e músicas, embalada por uma trilha original – executada ao vivo – que passa por ritmos como lundu, afroxé e jongo.

A montagem conta a história de Anansi, que precisa enfrentar Osebo (o leopardo de dentes terríveis), Mboro (os marimbondos que picam como fogo) e Moatia (a fada que nenhum homem viu) para conquistar o baú de histórias de Nyami e difundi-las pelo mundo. Do Baú de Anansi brotam a Lenda do Tambor, originária de Guiné Bissau, e a história da Menina e o Saco, popularizada no Brasil como a História do Surrão.

Durante a peça, acontece ainda a oficina de Abayomis, onde as cem primeiras famílias receberão um kit para confeccionar bonecas sem costura. Segundo a lenda, para acalentar seus filhos durante as viagens a bordo dos navios negreiros, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’ em Iorubá.

Serviço:
Pérolas Negras, contos da mãe África
Data: 26 de novembro (sábado)
Horário: 16h
Local: Cidade das Artes – Teatro de Câmara (Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca)
Classificação Etária: Livre
ENTRADA FRANCA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here