De 10 a 20 de novembro, o Centro de Exposições da Galeria Dom Quixote, localizado no Casa Shopping, apresenta a mostra de artes plásticas “VITORIA FRATE em 14 capítulos”. Uma das grandes expoentes da nova geração de artistas plásticos brasileiros, Vitória Frate terá 14 obras inéditas expostas.

Essa é a primeira exposição da artista, que apresentará o trabalho da série “Novas Multidões” em um contexto de arte contemporânea. A mostra explora a vida nas grandes metrópoles brasileiras, suas cores, ritmos e tensões em uma fusão de formas geométricas e cores contrastantes. Entre as obras, destaque para a tela Cidades Múltiplas. “Nesse trabalho explorei a temática das multidões e dos novos fenômenos ocasionados por essas aglomerações sociais no mundo de hoje”, comenta Vitória. A artista trabalhou com o processo de construção pela desorganização até o alcance de um equilíbrio e trabalhou com o contraste, formas geométricas e a solidez do preto.

O trabalho apresentado dialoga entre imagens, signos e significados em uma pesquisa sobre identidade. Ela utiliza como ferramenta a exploração das barreiras e interseções entre pintura, verbo e ilustração, resultando em uma obra que é, ao mesmo tempo, delicada e pungente. “A oposição entre ordem e caos forma a base do meu processo criativo. Começo com um tema que não necessariamente se mantém até a obra ficar pronta. Sei que um quadro está pronto quando atinge três marcas: equilíbrio, beleza e discurso”, afirma Vitória.

Vitória Frate nasceu no Rio de Janeiro, mas passou boa parte da vida morando em outras cidades, como São Paulo, Londres e Auckland. Estudou fotografia expressiva na AUT, na Nova Zelândia; Comunicação Social, na PUC-Rio; e Artes Cênicas, na UniverCidade. Depois de anos dedicada à carreira de atriz, com trabalhos em cinema, teatro e televisão, ela optou por mudar de rumo e retomar a paixão que tinha pela expressão através da imagem. Em 2015, em uma viagem por Berlim, optou por começar a desenhar os primeiros rabiscos e não parou mais.

Serviço:
Mostra de artes plásticas “VITORIA FRATE em 14 capítulos”
Loca: Galeria Dom Quixote (Casa Shopping – Ayrton Senna, 2150 – Bloco H – Lojas A e Q -Barra da Tijuca)
Data: 10 de novembro a 20 de novembro
Horário: 10 às 22 h (segunda à sábado), domingos e feriados (15 às 21 h)

Foto: Pedro Curi

1 Comentário

  1. Prezados
    Gostei muito de conhecer essa galeria.
    Acabou minha impressão equivocada que na Barra não se valorizava as Arte Visuais .Desculpem.
    Parabéns pela qualidade das obras expostas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here