A Ilha Fiscal ficou conhecida por ter abrigado o “último baile do Império”, que aconteceu seis dias antes da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Localizado na baía de Guanabara, o castelo imita a arquitetura medieval da região de Provence, na França e foi construído para ser um posto alfandegário para o controle das mercadorias a serem importadas e exportadas pelo porto do Rio na época do Império. São sete mil metros quadrados de área construída na inicialmente chamada Ilha dos Ratos.

Antes era apenas um ponto de destaque na Baía de Guanabara, mas desde que foi aberta à visitação, a Ilha Fiscal se tornou um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Popularmente chamado “castelinho” da Ilha Fiscal, um palacete neogótico do século 19, foi construído por Dom Pedro II e seu gabinete de governo.

Hoje aberto à visitação, é uma das atrações turísticas mais procuradas para passeios no Rio. Além de sua beleza, já foi palco de episódios históricos que conferem ao local uma áurea especial.

Um guia turístico geralmente orienta o grupo de visitantes e vai discorrendo sobre a história e fatos relacionados a Ilha Fiscal.

pesar de ser ligada a terra, os visitantes chegam à ilha a bordo de uma charmosa escuna. O barco fica ancorado próximo à Praça XV e o passeio, que dura 15 minutos, é acompanhado por guia. O barco circunda a Ilha Fiscal e oferece ao visitante a espetacular paisagem com vista para o Pão de Açúcar, a pista do aeroporto Santos Dumont e a Ponte Rio-Niterói.

O passeio à Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, também oferece uma visita ao Espaço Cultural da Marinha, onde é possível conhecer várias atrações que mostram um pouco da história do Brasil e da navegação, como o submarino-museu Riachuelo, um helicóptero-museu, a galeota D. João VI, construída em 1808 em Salvador.

Ao chegar na Praça XV, centro do Rio, procure o Espaço Cultural da Marinha rico em informações históricas, você pode ver antigas embarcações, visitar um helicóptero militar, um submarino e um navio de guerra já desativados, mas conservados para visitação.

Serviço:
Ilha Fiscal
Horário: Quinta a domingo, 13h, 14h30 e 16h.
Endereço: Avenida Alfredo Agache, s/n, 20021-000

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here