- Publicidade -

LUIZ AQUILA APRESENTA OBRAS INÉDITAS NA GALERIA PATRICIA COSTA, NO CASSINO ATLÂNTICO

Publicado em:

Artista criativo e atuante, Luiz Aquila mostra novas possibilidades plásticas a partir do dia 21 de novembro, na galeria Patricia Costa, em Copacabana. A exposição com curadoria de Luiza Interlenghi reúne oito pinturas inéditas e uma série preciosa de antigos desenhos (1979) garimpados no ateliê. Segundo o artista, na nova aventura visual “o espaço da tela é dividido por áreas de cor ou quase padrões, que acentuam intervalos brancos com interferência dos caminhos marcados pelo pincel”. Surgem, assim, estimulantes contrastes para quem observa atentamente sua obra.

Para a curadora, “as pinturas recentes de Luiz Aquila, em uma passagem pelo azul, anunciam formas – colunas, nuvens, ondas, grades – logo desestabilizadas por planos irregulares, traçados desalinhados e torções em fuga. Nesses trabalhos, em que intensidades de cor disputam espaço na tela, o artista acolhe pausas luminosas, densas formações do branco, clareiras. Ao aproximá-las de desenhos de 1979 em que também os azuis reverberam, essa exposição traça um arco de ligação, que reafirma a convivência tensa entre desenho e pintura em sua investigação dos limites do quadro.

Luiza Interlenghi completa: “A aventura poética de Luiz Aquila transcorre, em grande medida, no desafio a esses limites. O quadro é como um território a ser explorado. Em seu interior se abre um espaço potente, que tudo pode ser (pois nada ainda é). Há uma tentativa de conduzir o fluxo imaginário de uma grande tela em expansão às bordas desse campo, que, tal como um visor, captura rastros de uma constelação de possibilidades da imagem”.

Sobre o filme “Aquila, Luiz”

O evento promete. Nesta mesma ocasião, será lançado o filme-documentário sobre a obra de Luiz Aquila, com direção do cineasta Luiz Carlos Lacerda. As gravações do curta-metragem “Aquila, Luiz” foram realizadas no primeiro semestre de 2016, depois de um convite feito pelo cineasta Luiz Carlos Lacerda. “O que mais me chamou atenção durante as filmagens”, observa o diretor, “foi o extremo compromisso com a liberdade de criação. É uma relação impulsiva, ele entra num transe e fica obnubilado pela expressão”.

Luiz Carlos Lacerda contabiliza cerca de 30 curtas sobre personagens da cultura brasileira, como Angelo Agostini, Zé Tarcísio, Victor Arruda e Cecilia Meireles, além de um longa-metragem biográfico sobre Leila Diniz. “Sempre sonhei em filmar o Luiz Aquila, um artista que acompanho há muito tempo. Finalmente tomei coragem e consegui”, vibra Luiz Carlos Lacerda. As tomadas foram feitas no ateliê do artista, em Petrópolis, no Museu de Arte Moderna-RJ, no Museu Nacional de Belas Artes-RJ, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói-RJ, no Paço Imperial e nas galerias Patrícia Costa e Paulo Branquinho.

Sobre o artista
Desde os anos 60, Luiz Aquila com o intenso desejo de experimentar, faz ensaios em xilogravura, gravura em metal, litografia, além de desenho e pintura, que desenvolve em todo o seu percurso. Viveu no Rio de Janeiro, Paris, Lisboa, Évora e Londres. Ao longo da carreira, participou de mais de 200 exposições (individuais e coletivas) no Brasil e no exterior, sendo chamado pelo crítico Frederico Morais de “herói de sua própria pintura”. Lecionou na Universidade de Brasília e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde também foi diretor. Ao longo da vida, Luiz Aquila, como artista e professor, foi influência marcante na “Nova Pintura Brasileira” dos anos 80. Em 2013, comemorou cinco décadas de trajetória com uma grande retrospectiva no Paço Imperial.

Serviço:
Exposição: Luiz Aquila – Pinturas recentes e desenhos reencontrados
Abertura: 21 de novembro (segunda-feira), às 19h
Local: Galeria Patricia Costa – Av. Atlântica, 4240, loja 226, Copacabana.
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. Sábados, das 12h às 18h.
Período da mostra: 22 de novembro a 22de dezembro de 2016

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -