No evento gratuito, Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá conversam sobre o cenário atual da literatura

Com o intuito de atrair leitores fiéis e futuros leitores para uma abordagem da literatura como diversão, o projeto “Você é o que lê” ganha duas novas sessões no Rio de Janeiro, nos dias 12 e 16 de novembro, na Casa do Jongo, na Serrinha – seguido de apresentações de Pretinho da Serrinha e do Bloco Pra Balançar – e no Vidigal, em local a confirmar, respectivamente. O bate-papo sobre o mundo da leitura como espelho do mundo contemporâneo conta com três autores e representantes da atual cena literária, jornalística, artística e cultural brasileira: Gregório Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá.

Sempre em tom informal, os autores dão depoimentos sobre a influência dos livros em suas vidas, da infância até a construção dos últimos títulos. O trio analisa os impactos dos novos formatos de leitura – como a troca de mensagens, ou o uso de redes sociais – na formação da sociedade contemporânea, com discussões sobre a sociedade, política e educação. Para os três, o que importa é o encantamento por boas histórias.

“Tornar a literatura muito séria prejudica muito o livro no Brasil, como uma coisa obrigatória, solene, ligada a grandes chatices. E o que projetos como este têm de bom é roubar a solenidade da literatura, mostrar que podemos falar do prazer de ler sem mesóclise, por exemplo. A literatura pode ir para o bar, a literatura pode ir para qualquer lugar”, opina Xico Sá.

Além da distribuição de livros autografados pelos autores, o debate na Serrinha será encerrado com as apresentações de Pretinho da Serrinha e do Bloco Sociocultural Pra Balançar, que surgiu da união de amigos de infância na comunidade, no final do ano passado. O grupo, que mistura diversos ritmos brasileiros, criando uma festa popular de rua envolvente e descontraída, nasceu da ideia de repassar para crianças, adolescentes e adultos da comunidade a cultura aprendida em extintos projetos sociais realizados na Serrinha. O Bloco Pra Balançar atua como um projeto social não limitado ao ensinamento de percussão, harmonia e flauta, mas focado principalmente em agregar aos mais jovens, experiências vividas, conceitos e valores de cidadania.

Na estreia em Salvador, o Projeto Você é o que lê lotou o Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, no Salvador Shopping – feito que repetiram em Brasília, em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Flip, onde Marcelo Rubens Paiva atuou como mediador, com presenças ilustres na plateia como Ruy Castro e Adriana Calcanhotto. As próximas edições nacionais do evento já incluem Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, sempre na Livraria Cultura de cada cidade. Depois, o trio explora as fronteiras da língua portuguesa em Portugal (Lisboa e Porto), Angola e Moçambique, seguindo pelas Américas na Argentina, Chile e Colômbia, até Nova York. Após o encontro, são vendidos obras dos três autores em uma sessão de autógrafos.

Serviço:
“Você é o que lê” no Rio de Janeiro
Local: Casa do Jongo – Morro da Serrinha
Data: 12 e 16 de novembro
Horário: 16h
Local: R. Balaiada, s/n – Madureira
ENTRADA FRANCA

Vila Olímpica – Vidigal
Data / horário: 16 de novembro, às 19h
Local: Av. Presidente João Goulart, Vidigal
ENTRADA FRANCA

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here