- Publicidade -

8ª edição do projeto Ocupação Poética no teatro Cândido Mendes

Publicado em:

Na segunda-feira dia 05/12, às 20h, o teatro do Centro Cultural Cândido Mendes, em Ipanema, receberá a 8ª edição do projeto Ocupação Poética, coordenado pelo poeta e jornalista Paulo Sabino. A nova ocupação será dedicada à poeta Maria Rezende.

Com leituras de poesias da obra da homenageada, que tem três livros publicados, e tem entre seus maiores sucessos o poema “Adoro pau mole”, gravado por Ana Carolina, a noite contará com diversas participações especiais. Entre elas as do cantor, compositor e instrumentista PEDRO MANN (banda BONDESOM); do ator EMÍLIO DANTAS; do poeta, ator e curador da Casa de Cultura ARIGÓCA, de Porto Velho (Rondônia), ELIZEU BRAGA; da atriz e diretora CRISTINA FLORES; da roteirista e escritora RENATA CORRÊA; do ator e diretor da Cia de Teatro Íntimo RENATO FARIAS; da produtora cinematográfica e mãe da homenageada MARIZA LEÃO.

A Ocupação Poética no Teatro Cândido Mendes de Ipanema começou em 2015 a partir de um convite dos diretores do espaço, Adil Tiscatti e Fernanda Oliveira, para que o poeta e jornalista Paulo Sabino ocupasse brechas no calendário de programação com poesia. Assim, ele passou a convidar os poetas e autores de sua estima e admiração, incluindo as participações de convidados especiais, para juntos realizarem essas noites de “conversas com versos”. Em suas edições o projeto já reuniu nomes como Adriano Espínola, Alex Varella, Antonio Carlos Secchin, Antonio Cícero, Paulo Henriques Britto, Salgado Maranhão (1ª edição); Luís Turiba, Mauro Santa Cecília, Claufe Rodrigues, Cristiano Menezes (2ª edição); Geraldo Carneiro, Maria Padilha, Camilla Amado, Bruce Gomlevsky, Danilo Caymmi, Alice Caymmi, Tonico Pereira (3ª edição); Martinho da Vila, Maíra Freitas, Elisa Lucinda, Zezé Motta, Maria Ceiça, Dani Ornellas, Ju Colombo, Maria Gal, Flávia Oliveira, Wagner Cinelli (4ª edição); Christovam Chevalier, Aloísio de Abreu, Ithamara Koorax, Jane di Castro, Jorge Salomão, Patrícia Melodi, Paulo Mário Martins e Sheila da Silveira (5ª edição); Elisa Lucinda, Maria Rezende, Moraes Moreira e Dani Ornellas (6ª edição); Jorge Salomão, Frejat, Antônio Cícero, Christovam de Chevalier, Patrícia Mellodi, Sheila da Silveira (7ª edição); e agora chega à 8ª edição, se consolidando como um evento que dá visibilidade ao trabalho de poetas e autores de diversas vertentes e gerações.

Sobre a homenageada:
Maria Rezende é poeta, performer, montadora de cinema e televisão e celebrante de casamentos. Seus três livros são: Substantivo Feminino (edição da autora/2003 – Ed. Ibis Libris/2012), Bendita Palavra (Ed. 7Letras/2008) e Carne do Umbigo (edição da autora/2015). Maria teve seus poemas publicados em veículos tão diversos como a revista Playboy (como texto do ensaio da atriz Regiane Alves) e a revista Poesia Sempre, da Biblioteca Nacional, além da antologia Imagining Ourselves, do International Museum of Women de São Francisco.

Filha do diretor Sergio Rezende e da produtora Mariza Leão, estagiou na direção do filme “Guerra de Canudos” com apenas 17 anos, mas foi como montadora que firmou carreira há doze anos. Tem no currículo os filmes “Em nome da lei” (2016), “Tô Ryka” (2016), “Ponte aérea” (2015), “Meu passado me condena 1 e 2” (2013/2014), “Totalmente inocentes” (2012), além de sete curta-metragens e séries de televisão para o GNT Multishow e TV Brasil.

Sobre Paulo Sabino:
Poeta, escritor, e entusiasta da poesia e da prosa poética, desde 2009 mantêm o blog PROSA EM POEMA (https://prosaempoema.com/). O blog é um dos mais lidos da área, com mais de 100 mil visitantes individuais em 2015, onde regularmente Paulo se dedica a selecionar e analisar as mais belas obras de autores nacionais e estrangeiros, de todas as gerações e estilos. O trabalho de Paulo no blog é acompanhado pelos já supracitados poetas, e também por muitos outros importantes nomes da área como Nelson Ascher, Nélida Piñon, Francisco Bosco, Carlos Rennó, Fabiano Calixto, Péricles Cavalcanti e Carlito Azevedo, só para citarmos alguns. Além do projeto de Ocupação Poética do Teatro Cândido Mendes de Ipanema, Paulo Sabino também organiza e promove o Sarau do Largo das Neves, em Santa Teresa.

SERVIÇO
8ª edição Ocupação Poética
Local: Teatro Cândido Mendes (Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema)
Data: 05/12 (segunda-feira)
Horário: 20h
Entrada: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)
Vendas antecipadas na bilheteria
Classificação livre
Foto: Ana Alexandrino

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -