- Publicidade -

Hora de Clarice celebra o nascimento da autora com leitura de cartas e conversa com tradutoras de suas obras

Publicado em:

Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920, e, desde 2011, o Instituto Moreira Salles celebra a data com o evento Hora de Clarice. A cada ano, uma programação especial dedicada à escritora é promovida nos centros cultuais do IMS. Este ano, no IMS-RJ, acontecerá, no próprio dia 10 (sábado), às 16h30, uma conversa com as tradutoras de sua obra Katrina Dodson e Paloma Vidal, e, às 18h30, uma leitura das cartas de Clarice às irmãs Tânia e Elisa, com as atrizes Georgiana Góes, Gisele Fróes e Raquel Iantas, e direção de Bruno Lara Resende.

As cartas, doadas por Paulo Valente, filho de Clarice, em 2015, dão conta dos quase 20 anos em que a autora esteve no exterior acompanhando o marido, o diplomata Maury Gurgel Valente, passando por lugares como Nápoles, Paris, Berna e Washington. Flagram-se ali o caráter afetuoso da relação entre elas e comentários sobre a produção literária clariciana do período entre 1944 e 1956.

A correspondência está depositada no IMS e disponível para pesquisa. Grande parte foi publicada pela editora Rocco no volume Minhas queridas (2007).

Katrina é tradutora, professora e escritora. É autora da recente tradução para o inglês de todos os contos de Clarice Lispector, publicados primeiramente nos Estados Unidos sob o título The Complete Stories (2015). Organizado por Benjamin Moser, o livro foi lançado pela New Directions e foi premiado com o Pen Translation Prize 2016.

A atividade “Este não é um livro porque não é assim que se escreve”, promovido pelo Educativo do IMS-RJ, propõe a leitura de trechos do livro Água viva: o único de Clarice Lispector que não possui narrativa e desenrolar de eventos claros e cadenciados, apenas um fluxo de pensamentos do narrador que dialoga com outras linguagens artísticas, priorizando a abstração. Os participantes serão convidados a produzir textos poéticos e imagens a partir dos trechos, buscando inspiração na linguagem líquida da autora.

Toda a programação do evento Hora de Clarice é gratuita. Para o evento das 18h30, é necessária a retirada de senha 30 minutos antes do evento na recepção do IMS.

O IMS-Poços também participará da programação com exibição, às 16h, do vídeo O ovo, Clarice e a galinha, dirigido por Eucanaã Ferraz e Laura Liuzzi, baseado no conto da escritora. Em seguida, haverá um debate com a atriz Beatriz Aquino e com o professor de literatura Sérgio Montero.

Hora de Clarice

Em 2012, O IMS criou o site www.claricelispectorims.com.br . O objetivo foi proporcionar um ambiente de pesquisa mais completo e rigoroso para o mapeamento de informações sobre a escritora, que serve não apenas para estudantes do nível médio, mas também para graduados, pós-graduados e admiradores da obra de Clarice. “Há, sobre a escritora, muitas informações dispersas, por exemplo, quanto às bibliografias, às traduções. No site, conseguimos reunir praticamente tudo”, explica o organizador Eucanaã Ferraz.

Na página, pode ser encontrada, por exemplo, uma listagem bibliográfica com todos os livros sobre Clarice publicados até 2012. Cada obra da autora é comentada por um especialista convidado, como Martha Alkimin e Rosa Gens, professoras da UFRJ, e Clarisse Fukelman, da PUC-Rio. O site apresenta também uma aula especial de José Miguel Wisnik e cronologia ilustrada de vida e obra de Clarice feita por Nádia Battella Gotlib, professora de literatura brasileira e estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da USP. Gotlib é também autora de uma apresentação em áudio com comentários de fotos de família de Clarice.

PROGRAMAÇÃO

10 de dezembro (sábado)

16h às 18h
Atividade educativa: Este não é um livro porque não é assim que se escreve
Faixa etária: adultos e crianças a partir de 6 anos
Nº máximo de participantes: 25 pessoas
Mais informações pelo email educativo.rj@ims.com.br ou pelo telefone (21) 3284-7485

16h30
Conversa com as tradutoras Katrina Dodson (The Complete Stories) e Paloma Vidal (La legión extranjera e Un soplo de vida).

18h30
Leitura de cartas de Clarice Lispector às irmãs Tania e Elisa, com as atrizes Georgiana Góes, Gisele Fróes e Raquel Iantas. Direção de Bruno Lara Resende.

Serviço:
Hora de Clarice
Dia: 10 de Dezembro
Instituto Moreira Salles (Rua Marquês de São Vicente, 476) – Gaveá

 

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -