- Publicidade -

Parque das Ruínas – um espaço histórico cultural

Publicado em:

Inaugurado em 12 de dezembro de 1997 pela Prefeitura do Rio de Janeiro, O Centro Cultural Parque das Ruínas é um espaço ligado à Prefeitura do Rio, voltado à produção e difusão das diferentes formas de expressões artísticas como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o cinema.

Terraços panorâmicos e um mirante com vista privilegiada da região do Centro, Lapa e todo o contorno da Baía de Guanabara, aliado ao valor histórico e cultural do local reforça seu compromisso para com a preservação da memória do bairro de Santa Tereza enquanto patrimônio carioca.

Antiga residência de Laurinda Santos Lobo, sobrinha de Joaquim Murtinho Nobre (nome da rua onde se situa o Parque), famoso médico e fundador da homeopatia no Brasil e destacado personagem da República Velha. A casa original foi doada a Laurinda por seu tio, que a destruiu e construiu seu palacete em estilo neocolonial. Nascida em Cuiabá em 1878, a fortuna de sua família provinha da indústria agropecuária de exportação, motor da economia brasileira na época.

Nesta casa Laurinda Santos Lobo comandava um dos mais efervescentes salões da Belle Époque carioca. Em suas festas entretinha seus convidados com música, poesia, dança e um serviço de cozinha impecável. Heitor Villa Lobos compôs em sua homenagem a peça Quattour Impressões da Vida Mundana. Além de uma anfitriã famosa, foi importante ativista pelos direitos da mulher, fundou e foi a primeira presidente do Movimento Sufragista Feminino, e também, personagem constante nas crônicas de João do Rio, recebendo a alcunha de “Marechala da Elegância”.

Isadora Duncan e Antonele France se destacaram entre os convidados internacionais que, de passagem pelo Rio de Janeiro, então capital da República, visitaram e abrilhantaram esses salões. Com sua morte em 1946, a casa passou por longo período de abandono. Em meados dos anos 60, começou a sofrer saques, tendo objetos, obras de arte, mobílias, telhas e pisos roubados, começava então, o processo de arruinamento. Durante anos as “Ruínas” se tornaram residência de bandidos e traficantes, sendo desapropriada pela prefeitura, no final dos anos 70 a pedido da comunidade local.

Em 1996, a convite da Prefeitura do Rio, os arquitetos Ernani Freire e Sônia Lopes desenvolveram o projeto final da casa que une às ruínas do palacete neocolonial a estruturas modernistas.

O Parque das Ruínas é um espaço nobre para a cultura carioca com teatro, sala de exposição, circo, café e turismo.

Serviço:
Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 Santa Tereza
Horário: Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 20h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -