- Publicidade -

Prelúdio 21 encerra a temporada 2016 com concerto gratuito do Quarteto Radamés Gnattali

Publicado em:

A Série de concertos PRELÚDIO 21 – MÚSICA DO PRESENTE chega ao seu último concerto de 2016 trazendo uma surpresa mais do que especial, encerrando a temporada de concertos gratuitos com primor. No sábado, dia 10 de dezembro, às 15h, o grupo carioca de compositores vai convidar o Quarteto Radamés Gnattali para subir ao palco do teatro do Centro Cultural Justiça Federal, no Centro, e interpretar suas obras para quartetos de cordas. No programa, as composições de Sergio Roberto de Oliveira (“Quarteto Brasileiro n°1”) , Alexandre Schubert (“Elegia”), Caio Senna (“Força e Luz”), José Orlando Alves (Variações “Radamés”), Marcos Lucas (“Relógios e Nuvens”) e Neder Nassaro – (“Atmosfera”).

Formado por Carla Rincón (1º violino), Andreia Carizzi (2º violino), Marco Catto (viola) e Hugo Pilger (violoncelo), o Quarteto Radamés Gnattali foi vencedor dos prêmios Rumos Itaú 2007 e XIII Prêmio Carlos Gomes como melhor conjunto de câmara do Brasil em 2009. Em 2012, o quarteto foi indicado ao Grammy Latino, inclusive, com o CD interpretando obras do grupo Prelúdio 21. Foi vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2013 e Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012-2013. Comemorando os 10 anos de existência do grupo e os 110 anos de nascimento de Radamés Gnattali, o quarteto lançou neste ano, em 2016, o CD “Radamés toca Radamés” (2016), com a obra integral de Gnattali para quarteto de cordas.

Com o repertório basicamente dedicado à música brasileira, se apresentam regularmente em festivais tais como Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO), Festival Villa-Lobos, Festival Internacional de Campos de Jordão, Bienal de Música Contemporânea da Funarte, dentre outros, além de turnês pela Europa, África, América do Sul e do Norte. No âmbito educacional, o Quarteto Radamés Gnattali gravou 13 programas para a televisão dedicados aos quartetos de Heitor Villa-Lobos e pelo sexto ano consecutivo, realiza o projeto Brasil de Tuhu, levando a música desse compositor brasileiro às crianças de escolas públicas do Brasil.

SERVIÇO:
Prelúdio 21 convida Quarteto Radamés Gnattali
Data: 10 de dezembro (sábado)
Horário: 15h
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro)
Entrada Franca – Distribuição de senhas meia-hora antes
Classificação Livre

Programa:

Variações “Radamés” (peça inédita) – JOsé Orlando Alves
Atmosfera – Neder Nassaro
Elegia – Alexandre Schubert
Relógios e Nuvens – Marcos Lucas
Quarteto Brasileiro n°1 – Sergio Roberto de Oliveira
Força e Luz – Caio Senna

Foto:  José Nasser

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -