- Publicidade -

Gabinete de Leitura Guilherme Araújo promove encontros musicais e poéticos que celebram o Tropicalismo

Publicado em:

O Gabinete de Leitura Guilherme Araújo, localizado na casa onde morou o célebre empresário que esteve por trás da criação da Tropicália, dá início às comemorações pelos 50 anos do movimento encabeçado por Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa. Nos dias 26 de janeiro e 02 de fevereiro, às 19h30, o Gabinete recebe um pocket-show da cantora e compositora Georgeana Bonow, que está em plena fase de lançamento do CD “Tropicalidades”, seu segundo disco de carreira. Georgeana dividirá ambas as noites com Antônio Cícero, poeta e letrista que lerá poemas que fazem referência ao movimento que revolucionou a música e a cultura brasileiras.

O Gabinete de Leitura organizará, ao longo de 2017, uma série de eventos que celebram o tropicalismo. Serão realizados shows, saraus, leituras e montagens de peças com participações de artistas ligados ao movimento na época e também de novos talentos que nele se inspiram e/ou que possuem espírito criativo semelhante.

No próximo dia 26 de Janeiro, Georgeana Bonow apresenta um repertório cheio de Tropicalidades. O nome do álbum não poderia ser diferente, já que foram reunidos vários estilos, tendências e compositores da melhor música brasileira, como Tom Jobim, Tim Maia e Roberto Carlos.

O disco foi gravado com toda a banda ao mesmo tempo em estúdio, criando uma atmosfera visceral e espontânea, inspirada nos anos 60 e 70, bem de acordo com as versões rockeiras para as faixas, todas dessas duas décadas. Foram relidos grandes sucessos da MPB e Bossa Nova, como “A Menina Dança”, “Diz Que Fui Por Aí”, “Ilegal, Imoral ou Engorda” e “Desafinado”. A última contou com a participação e arranjo do mestre da Bossa Nova, Roberto Menescal.

Consta ainda no repertório uma faixa inédita, de autoria de Georgeana e Marcio Menescal, que também assina a produção musical do álbum. Com passagens por Bandas de Baile e de Jazz, a cantora surge na sua vertente mais roqueira e eletrificada, mas sem deixar de lado as harmonias complexas da Bossa, as cantadas romântico-sacanas da Jovem Guarda e seu gosto inesgotável pela Tropicália e suas cores.

No mesmo dia, o poeta, letrista e filósofo Antonio Cícero atual concorrente a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, e está entre os maiores nomes da literatura brasileira contemporânea estará presente para a leitura de poesias.

Com a irmã, a cantora Marina Lima, Cícero lançou parcerias que se transformaram em alguns dos maiores sucessos da MPB como “Fullgás”, “Para Começar”, “Acontecimentos” e “À Francesa”. Desde então Cícero sempre esteve ligado aos grandes artistas e compositores de nossa música, incluindo os tropicalistas, com os quais mantém sólidas amizades. Destacam-se também parcerias suas com nomes como Waly Salomão, João Bosco, Adriana Calcanhotto e Lulu Santos, entre muitos outros não menos importantes. Cícero também é autor de 3 livros de poesia, “Guardar”, “A cidade e os livros”, e “Porventura”.

Serviço
50 anos de Tropicália – Georgeana Bonow e Antonio Cícero
Pocket-show do CD “Tropicalidades” e leitura de poesias
Data: 26/01 e 02/02 (5as-feiras)
Horário: 19h30
Local: Gabinete de Leitura Guilherme Araújo (Rua Redentor, 157 Ipanema)
Entrada franca c/ contribuição voluntária
Lotação: 45 lugares
Classificação: livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -