- Publicidade -

Drama Estrelas além do tempo chega aos cinemas

Publicado em:

estrelasKatherine G. Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, você pode não reconhecer esses nomes, mas essas mulheres negras foram essenciais para um dos projetos que mudou o rumo do planeta, mas que só receberam os devidos créditos anos depois devido a discriminação vigente. Hidden Figures ou Estrelas além do tempo, como foi traduzido, conta a história dessas três brilhantes engenheiras e matemáticas que ajudaram a levar o primeiro homem americano ao espaço, enquanto desafiavam todos os preconceitos da época tanto de gênero quanto de raça.

O novo longa da Fox Film, homenageia e revela a contribuição de Katherine G. (interpretada por Taraji P. Henson), Dorothy (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) durante a Corrida Espacial da Guerra Fria, quando os Estados Unidos procurava mostrar ao mundo que sua potência era maior que a da Rússia tecnológica e militarmente. Foi graças aos cálculos de Katherine, do desvendamento de como operar a máquina IBM por Dorothy e a engenharia de Mary que os EUA conseguiu conquistar o espaço.

Apesar de abordar temas tão pesados, o diretor Theodore Melfi consegue entregar com leveza a narrativa. Brilhantemente escrito e dirigido, o filme se destaca não só com seus concorrentes ao Oscar, mas também em meio da indústria cinematográfica atual. Os personagens foram bem desenvolvidos na trama e a atuação das três mulheres, juntamente a de Kevin Costner, que interpreta Al Harrisson chefe da engenharia da NASA, é espetacular. Taraji P. Henson se destaca diversas vezes, fazendo um trabalho que demonstra paixão pela história.

Outro elemento interessante é o uso da trilha sonora e a presença de artistas negros renomados, muito bem alocados para estarem presentes na obra, por meio de suas canções. Além disso há a presença de um sútil humor unido às músicas, explorado pelo diretor, que pode somente ser completamente compreendida pelo modo como foi mostrado e editado para o público.

O fato descrito ocorreu há menos de cinquenta anos, e apesar das grandes mudanças que a sociedade sofreu desde então, ainda é possível encontrar traços do mesmo racismo e preconceito nos dias atuais. Durante o longa, é enfurecedor ver o modo como pessoas tão inteligentes e de extrema utilidade para a posição que ocupam são tratadas. As situações que tiverem que enfrentar provocam as mais diversas emoções, mas a raiva é certamente a mais presente.

É maravilhoso descobrir mais sobre a vida dessas damas. Elas mostraram que podiam fazer o que quisessem e que qualquer um também têm o direito a estudar, aprender e a estar onde nenhuma mulher negra jamais esteve. O filme deixa o ensinamento sobre jamais se rebaixar e a lutar de forma justa por seus direitos civis. Ao final são mostradas fotos reais delas que representaram mulheres e negros ao redor do mundo, desbravando posições jamais antes ocupadas por outros que não homens brancos, e que ao final de tudo conquistaram o espaço.

Foto: |Copyright 2016 Twentieth Century Fox

Luana Feliciano
Luana Feliciano
Estudante de Jornalismo, ama escrever e meus filmes favoritos sempre me fazem chorar. Minhas séries preferidas são todas de comédia, e meus livros são meus filhos.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -