- Publicidade -

Instituto-E e Casa da Cultura Laura Alvim promovem ciclo de debates sobre Ipanema

Publicado em:

A Casa de Cultura Laura Alvim recebe, a partir do dia 27 de abril, o evento “Re-ver Ipanema”, uma série de debates semanais, com entrada franca. Com apoio da TV Globo e em cooperação com a UNESCO Brasil, as conversas são parte da programação da exposição “Ipanema por Oskar Metsavaht”.

A abertura do evento será feita por Oskar Metsavaht; André Dias, diretor de Projetos Especiais da TV Globo; e Renata Monteiro, da Casa de Cultura Laura Alvim. O debate inaugural terá como tema “Ipanema, suas histórias e legados” e terá a participação do escritor e jornalista Ruy Castro; Sidney Silva, do Museu da Favela e Deise Carvalho, da Associação dos Moradores do Cantagalo e do escritor e jornalista Carlos Leonam. A mediação é do diretor e roteirista Rafael Dragaud.

Na semana seguinte, dia 02 de maio, o tema será “Ipanema, modos de ser, modos de estar”, sobre os costumes e hábitos dos moradores e frequentadores do bairro. Além de Oskar Metsavaht e Renata Monteiro, também participam do debate, que tem a jornalista Mariana Gross como mediadora, Luiz Guilherme Aguiar, do Arpoador Surf Club, e Cassia Oliveira, da ONG Harmonicanto. Já no dia 11, “Ipanema de encontros” fala sobre os movimentos sociais e artísticos que se entrelaçam a Ipanema. O artista plástico Marcus Wagner, o produtor cultural Key Tetra, Manuel Thedim, do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, e o estilista e militante de direitos civis e humanos Carlos Tufvesson fazem parte da mesa, com mediação do jornalista e escritor Zuenir Ventura.

O Instituto-E também vai promover oficinas de criatividade para alunos da rede municipal. Durante as aulas, eles irão aprender etapas do processo de fotografia, como a construção da câmera escura e atividades com Pinhole (câmera artesanal). As fotos dos alunos serão exibidas em um painel na área externa da Casa, que também abriga a exposição inédita “Ipanema por Oskar Metsavaht”, que reúne fotos, videoinstalação e esculturas que imprimem o olhar do artista sobre o bairro.

SERVIÇO:
RE-VER IPANEMA  – Ciclo de Debates
Local: Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto 176, Ipanema)
Datas: 27 de abril, 02 e 11 de maio
Horário: 19h
Entrada franca
Vagas Limitadas.
Faça sua inscrição: inscricao@institutoe.org.br

Ipanema, suas histórias e legados 27 de abril – quinta-feira as 19h
Abertura:
André Dias – TV Globo
Renata Monteiro – Casa de Cultura Laura Alvim
Oskar Metsavaht – Instituto-E/OM.art

Mesa:
Carlos Leonam – jornalista e escritor
Deise Carvalho – Associação dos Moradores do Cantagalo
Ruy Castro – jornalista e escritor
Sidney Silva – Museu de Favela
Mediador – Rafael Dragaud – diretor e roteirista

Ipanema, modos de ser, modos de estar 02 de maio – terça-feira as 19h
Mesa:
Cassia Oliveira – ONG Harmonicanto
Luiz Guilherme Aguiar – Arpoador Surf Club
Oskar Metsavaht – Instituto-E
Renata Monteiro – Casa de Cultura Laura Alvim
Mediadora – Mariana Gross – jornalista e apresentadora

Ipanema de encontros 11 de maio – quinta-feira  as 19h
Mesa:
Carlos Tufvesson – estilista e militante de direitos civis e humanos
Key Tetra – produtor cultural do Cantagalo
Manoel Thedim – Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS)
Marcus Wagner – Coletivo Alalaô
Mediador – Zuenir Ventura – jornalista e escritor

Sobre o Instituto-E:

O instituto é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – que acredita que compartilhar informações é o primeiro passo para promover o desenvolvimento humano sustentável. A partir dessa concepção e do desejo de inovar, recorre a uma linguagem alternativa e multimídia para canalizar a energia da sociedade e direcioná-la para a defesa da nossa biodiversidade, do direito à informação e à educação e do patrimônio histórico e cultural do Brasil. O Instituto-E visa cumprir sua missão por meio da criação e gestão de uma rede que potencialize sinergias entre diferentes iniciativas e agentes da sociedade. O Instituto surgiu a partir do e-brigade, um movimento de ativismo ambiental que transforma conceitos em atitudes. Sua atuação se concentra nas áreas que compõem o ideário dos seis “e”s: earth, environment, energy, education, empowerment e economics.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -