- Publicidade -

4a edição do Festival O Cubo de Cinema acontece no CCJF

Publicado em:

Pelo quarto ano consecutivo, a produção audiovisual independente brasileira sai da web e ganha as telonas! O IV Festival O CUBO de Cinema apresenta a seleção 2017 de filmes brasileiros do Canal O CUBO: plataforma online que distribui curtas, longas e séries de diferentes regiões do país licenciados via Creative Commons (licença pública internacional que permite aos autores, cineastas e produtores, definir os usos de suas obras à coletividade na rede).

O festival apresenta uma programação inédita de 27 filmes, curtas e longas em ficção, documentário e video-arte; selecionados pelo curador Fabiano Cafure através de chamada pública nacional no início de 2017. As obras selecionadas trazem nomes conhecidos de outros segmentos como Dani Suzuki (curta “Pulso”) e Lucas Vasconcellos (curta “O Jogo da Velha”), bem como novos nomes da produção web como Jonathan Mendonça (série “Romeu & Romeu”/SP) e Rafael Aguiar (curta “DOIS”/MG), dentre outros.

Nesta edição, algumas novidades: a categoria ‘SÉRIE’ que apresenta 04 séries em sala de cinema, com destaque para a série de ficção “Todo tempo do mundo” primeiro projeto on demand digital do canal lançado em abril último e que terá seus resultados de venda e aceitação do público apresentados durante sua exibição no festival.

“A opção de iniciar o sistema VoD digital (vídeo on demand) com a série “Todo tempo do mundo” vem da possibilidade real do próprio público investir nas produções originais do canal. Além disso, escolhemos um produto que é reflexo dos filmes com o maior número de acessos do canal. Atualmente, os conteúdos do canal com temática voltada ao universo LGBT (13%) corresponde a mais de 70% das visualizações no canal; com isso fica muito mais fácil fazer um desenho de mercado quando se tem acesso à rede de informações, gosto e dados dos clientes”, diz Thiago Fraga, produtor executivo do canal e do festival.

A representatividade de grupos sociais minoritários vira tema de debate no festival, que no domingo 14/MAIO promove a troca entre o júri convidado, composto por Bárbara Copque (antropóloga), Carla Luã Eloi (produtora cultural), Guilherme Scapa (jornalista e dramaturgo) e Manoel Silvestre Friques (professor UniRio – Eng.Produção com ênfase em Cultura). Para mediar o encontro, Sergio Branco, mentor do O Cubo e diretor do ITS-Rio (Instituto de Tecnologia e Sociedade).

Fortalecendo essa discussão, o canal Afroflix, que reúne filmes que tenham ao menos uma pessoa negra em papéis relevantes da produção, é convidado especial do festival na edição. Sob curadoria da cineasta Yasmin Thayná, o Afroflix terá uma sessão exclusiva na programação do festival na quinta, 11 de maio, a partir das 18h, com destaque para a sessão que exibirá curtas de Adelia Sampaio, diretora que marcou a história do cinema nacional: foi a primeira negra a dirigir um longa metragem no Brasil – “Amor Maldito”, lançado em 1984. A sessão contará com a presença da realizadora para um bate papo.

O festival abrirá a programação em ambiente online no seu canal no Youtube durante os 05 dias de festival para votação popular mas espera a todos os realizadores em sala de cinema. A entrada é franca!

Serviço:
Data: de 10 a 14 de maio
Local: Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro)

Programação completa: canalocubo.com e nas redes sociais /canalocubo

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -