- Publicidade -

Festival “Yes, nós temos burlesco” chega à terceira edição influenciando o cenário cultural carioca

Publicado em:

Idealizado pelas esfuziantes Delirious Fenix e Miss G, com o intuito de disseminar a cultura do burlesco no país, o evento que nesse ano vem inspirado na Tropicália, de Helio Oiticica, (que completa 50 anos, em 2017), promete se espalhar pela cidade com muito brilho, reboladas e provocação, nas transgressoras performances de artistas nacionais e internacionais convidados. “Resolvemos homenagear a Tropicália, não só o movimento musical, como a própria obra do Oiticica. É uma forma de mostrar a cara do burlesco brasileiro e de como somos antropofágicos”, dizem as organizadoras.

Foto: Knote Photography
Foto: Knote Photography

O BURLESCO é um lugar onde você tem espaço para se expressar na máxima potência, e encontrar o que queremos dizer ao mundo como mulheres empoderadas! explica Delirious Fenix.

Durante quatro dias o Festival, ocupará o Cine Joia, o Teatro Rival e o Espaço de Dança Gisele Alvim, e realizará evoluções pelas ruas da Cinelândia, em frente ao Rivalzinho.

A abertura oficial do Festival, dia 11 de maio, no Cine Joia, é de tapete vermelho, e caracteriza uma das novidades dessa terceira edição. Na ocasião, haverá o pré-lançamento do documentário média metragem “Burla, ou como fazer um corte barato?” de Miss G. Nele, a artista retrata a residência artística realizada em Nova York, e o processo de criação do espetáculo Carne de Segunda – Burlesque Meat Show, em 2015. O filme  retrata como são as pessoas reais, os dilemas da vida, as relações humanas e tudo o que envolve você estar num outro país… Tem essas dificuldades envolvidas. Quis mostrar o além do glamour e dos figurinos, e por isso considero um filme interessante pra qualquer pessoa, e não somente fãs de burlesco”, revela a diretora.

Foto: Luciana Sposito
Foto: Luciana Sposito

A exibição do filme será precedida do Cabaré Novas Divas do Burlesco, que apresentará ao Brasil suas jovens artistas que foram selecionadas para fazer da noite de abertura uma verdadeira celebração. Vamos reunir gerações diferentes da arte burlesca, com a presença de todo o elenco nacional e internacional na plateia.

No segundo dia de programação, também no Cine Joia, o público participará do making of da criação do numero de burlesco. O tradicionalíssimo coletivo The Burlesque Take Over, trará o show Devorando Carmem. Nessa obra, eles demonstram como construir um número de um ícone e não ser uma simples cópia, colocando algo de sua personalidade. Mergulhados na verve da Tropicália, que é a Antropofagia, eles passeiam entre vertentes do burlesco clássico, neo boylesque e fetiche. O coletivo pretende destrinchar suas três Carmens ao público, que terá a oportunidade de entender a possível mecânica em que Sweetie Bird, Black Rainbow e Sete de Ouros criam suas singulares e carismáticas performances.

Tigger1
Tigger

O festival conta com duas grandes atrações internacionais Tigger (NYC) e Indigo Blue (Seattle). Ele, Rei do boylesque e um dos precursores do movimento new Burlesque em NYC (1990), fala de sua vida e de arte. Já a antropóloga Indigo, revela sobre suas impressões ao Manifesto Antropofágico (Oswald de Andrade), um marco do movimento modernista brasileiro, além de uma das principais referencias da celebrada Tropicália.

Já no sábado, 13, será dia de reverenciar a tradição, mas já com olhar no futuro. A grande noite será no Teatro Rival, espaço dedicado por anos ao teatro de revista e rebolado. Hoje, por iniciativa da atriz Leandra Leal (patrona do festival), volta a ser um marco na história contemporânea de gêneros cênicos mais underground, como a arte drag e cabaré, e agora, o burlesco. As organizadoras prometem uma noite glamourosa, recheada de atrações nacionais e internacionais, que atualizam o espírito da tropicália e da antropofagia. Além dos convidados Indigo Blue e Tigger o festival conta com um elenco variado, formado por burlescas, boylesques e draglesques do Rio, Curitiba, São Paulo, Santiago do Chile, Rosario, Las Vegas. “Somos brasileiras, e nossa cultura é antropofágica.

“Existe uma história do burlesco que é nossa. Queremos torná-la visível e incentivar que mais pessoas entrem para nossa comunidade! Esse é o espírito do burlesco, de união, que é para resistir à caretice dos nossos tempos e seguir inventando possibilidades de existir”, desabafa Miss G. Achamos necessário homenagear nossas pioneiras também, por isso dedicaremos essa noite à grande diva Rogéria e à vedete Jane di Castro, além da Leandra Leal, que é grande incentivadora da cena underground” diz Delirious Fenix. Como se não bastasse, o ator Luis Lobianco (Porta dos Fundos e Buraco da Lacraia) será o mestre de cerimônias da noite. Após o término dos shows, a noite segue ali mesmo com uma grande festa.

O Festival está sendo todo viabilizado por meio de uma economia colaborativa, contando com apoios e voluntariado. Há uma campanha de crowdfunding – https://www.kickante.com.br/campanhas/yes-nos-temos-burlesco-2017 – que visa cobrir os custos, e que está na reta final. Os apoiadores da campanha tem a oportunidade de receber recompensas e interagir mais com os artistas participantes.

SERVIÇO
Local: Cine Joia (Av. Nossa Sra. de Copacabana, 680 (Shopping 680) – Copacabana)
Data: 11 e 12 de Maio
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia) – Cada noite.
Sorteio de Catuaba Selvagem e distribuição de brindes exclusivos para os 20 primeiros que chegarem ao local.
VENDAS: na hora ou pelo nosso crowdfunding (contribua, garanta seu ingresso antecipado e várias recompensas maravilhosas).
https://www.kickante.com.br/campanhas/yes-nos-temos-burlesco-2017

Local: Teatro Rival (Rua Álvaro Alvim, 33/37. Cinelândia)
Data: 13 de Maio

Homenageadas: Jane Di Castro, Rogéria e Leandra Leal.

Mestres de Cerimônia: Luis Lobianco (Buraco da Lacraia – Porta dos Fundos) e Eber Inácio (Buraco da Lacraia / Rival Rebolado)

20h – abertura da casa.
21h – Início do 1° Ato
22h15 – Intervalo com DJ Frankie Monstro
22h45 – Início do 2° Ato
23h45 A Festa segue com Dj Thiago Roberto (PopPorn)

Ingressos:
Setor A (ou área VIP ou área do babado)
1o lote: 60 inteira/30 meia
Setor B/Balcão
1o lote: 50 inteira/25 meia
Lounge
1o lote: 40 inteira/20 meia
Informações: 2240-9796 (bilheteria do Rival)

Workshops:

Local: Espaço de Dança Gisele Alvim (Rua São Clemente, 409 – Humaitá)
Data: 14 de Maio

Leques de Plumas, com Indigo Blue.
https://www.facebook.com/events/1369259463131244/

Método de Atuação Burlesca, com Tigger!
https://www.facebook.com/events/269096106834428/

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -