- Publicidade -

Como falar com crianças sobre respeito às diversidades

Publicado em:

Em 28 de junho é comemorado internacionalmente o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais). A data remonta o início das manifestações contra a homofobia ocorridas nos Estados Unidos, em 1969, após o episódio conhecido como a Rebelião de Stonewall, que marcaria, no ano seguinte, a realização de marchas em prol dos direitos dos homossexuais em diversas localidades norte-americanas. O resgate das memórias dessas lutas reforça a conscientização sobre direitos humanos e respeito à diversidade em suas mais variadas dimensões, sejam elas sexuais, raciais, corporais, religiosas ou étnicas.

Diante de tantos fatos relacionados à intolerância às minorias, faz-se necessário o trabalho de conscientização das diferenças desde a infância. Compreender essas questões hoje pode apontar para caminhos e relações mais tolerantes no futuro no que se refere às condições e escolhas de cada um. Nesse sentido, o educador Marcos Ribeiro escreveu o livro Somos iguais mesmo sendo diferentes!, publicado pela Editora Moderna, que discute esses assuntos e pode ser um pontapé inicial para abordagem de temas ligados à diversidade. O título é indicado para crianças a partir dos 07 anos e oferece a possibilidade de leitura compartilhada com pais e adultos que têm interesse em discutir tais questões.

Nessa obra, Marcos Ribeiro coloca o leitor no lugar do outro, por meio de histórias e personagens com as mais variadas características, estilos e formação. Dessa forma, o educador provoca a reflexão e o entendimento de que toda e qualquer relação deve ser pautada na igualdade e no respeito mútuo. Para Marcos, trabalhar essas questões desde cedo ajuda na formação e conscientização daqueles que serão os cidadãos do futuro. “Só podemos conseguir uma educação democrática se estabelecermos um convívio harmonioso entre as pessoas, reconhecendo a diversidade, a inclusão e o lugar de cada um na sociedade”, enfatiza.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -