- Publicidade -

Dirigido por Tim Burton, Batman: o Retorno ousa na estética cinematográfica

Publicado em:

Foi em 1992 que Tim Burton lançou nos cinemas a sequencia daquela que tinha sido a produção mais rentável de 1989 (Batman) e que criara uma nova moda em Hollywood, a de lucrar com produtos licenciados de naturezas diversas e garantir cachês estratosféricos a astros das produções, como foi o caso com Jack Nicholson no longa anterior.

Com mais confiança do estúdio, Burton teria mais liberdade para explorar seu estilo expressionista junto ao mundo do cavaleiro das trevas. Se no primeiro filme os cenários eram fechados e davam ar de teatralidade, agora eles seriam mais amplos e passariam a impressão de um verdadeiro mundo de sonhos, ou pesadelos, com uma Gotham City coberta de neve.

O filme também contou com um casting invejável, para dar vida a sedutora e perigosa Selina Kyle (Mulher gato), a atriz Michelle Pfeiffer  foi chamada. Do lado dos vilões o escolhido fora Danny DeVito, que com o uso pesado de maquiagem e próteses no nariz e mãos conseguiu dar vida ao Pinguim, famoso inimigo do morcego.

A trilha sonora de Danny Elfman tornou-se inesquecível e praticamente a soundtrack não oficial do Batman. Mais tarde, naquele mesmo ano, ela viria a ser a musica tema da premiada seria animada do personagem. Para se ter uma ideia, até mesmo o estilo Burton na Gotham do filme, o figurino dos atores e o modelo de bat-móvel utilizado por Michael Keaton foram fontes de inspiração para a serie animada.

No mercado cinematográfico atual adaptações de histórias em quadrinho são muito bem aceitas, grande obras já advieram desse estilo ( a trilogia Cavaleiro das Trevas e o segundo filme do Homem Aranha) e outras tantas mais rentáveis encheram os cofres dos estúdios (o universo cinematográfico da Marvel como um todo), entretanto, Batman: o retorno tem um lugar no coração do fã por ter ousado em cenas de grande sensualidade e violência, quando esse estilo de adaptação era apenas voltado para crianças, além de realmente transpor a atmosfera sombria das histórias escritas por Alan Moore e Frank Miller.

Para o assinante que não se enquadra na posição de amante de quadrinhos, encontrará em Batman: o retorno entretenimento puro. Seja pela beleza dos figurinos, pelo fascínio exercido pelos cenários ou pelo batmovel, pela história, personagens, musica ou o que for. Um filme dirigido pelo Tim Burton, no seu auge, e que adapta o universo sombrio do Batman merece sua atenção.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -