- Publicidade -

Festival de cinema “Buster no Brasil – Cinema Infantojuvenil” no CCBB-RJ

Publicado em:

Festival original da Dinamarca, realizado desde 2000 em Copenhague, o Buster chega ao Brasil  pela segunda vez, mas a primeira no Rio de Janeiro.

Realizado há mais 17 anos, na Dinamarca o Festival Buster, desde o ano passado, integra o CPH Pix (Festival Internacional de Cinema de Copenhague), o festival segue para São Paulo de 5 a 24 de julho e para Brasília de 11 a 30 de julho, cidades que farão a segunda edição brasileira, em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca.

Na programação, 36 filmes, entre curtas, longas-metragens e episódios para a TV, com ênfase na produção nórdica (países: Dinamarca, Suécia, Alemanha e Brasil). Todos os filmes para o público infantil são dublados ou sem diálogos (a exceção são as produções adolescentes, legendadas).

A programação também inclui produções brasileiras: as pré-estreias de “Peixonauta – O Filme” e de “As Aventuras do Pequeno Colombo”, além da versão europeia de “Amazônia”, sem diálogos, nunca exibida no país.

O festival terá sessões especiais para a primeira infância com recreação e debates após projeções específicas, além de oferecer duas oficinas gratuitas: uma para educadores utilizarem o motion comic, ou quadrinhos animados, em sala de aula; outra sobre desenho de som para meninos e meninas de 9 a 14 anos, ministrada pelo compositor e educador dinamarquês Mathias Madsen Munch. Formado em composição de trilhas sonoras e psicologia educacional, o educador veio ao Brasil em 2016, quando participou da primeira edição local do BUSTER. “Ficou claro para mim como os dinamarqueses e brasileiros têm muito a aprender uns com os outros”, diz ele, “especialmente o modo com as crianças são encaradas criativamente”. Inscrições antecipadas e informações: oficinabuster@gmail.com.

Dublados em português ou sem diálogos, os filmes foram reunidos em sessões com diferentes durações e gêneros, respeitando o limite de atenção de cada faixa etária. Há sessões para crianças a partir de três anos, com duração reduzida, mas também filmes para crianças maiores, pré-adolescentes e adolescentes. Para crianças a partir dos 3 anos, por exemplo, há sessões com cerca de 30 minutos de projeção de curtas-metragens, seguida de atividades com recreadores. Longas são recomendados para o público a partir de 6 anos. (Haverá sessões com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, língua brasileira de sinais – Libras ou legendagem descritiva.)

“A troca de experiências e a inspiração que surge do encontro entre diferentes culturas é o que nos move, e com o BUSTER temos certeza de que muitas crianças e jovens brasileiros vão se sentir tocadas. Os trabalhos na área de cinema são alguns entre muito outros, mas temos especial carinho pelo trabalho que vem sendo feito na área de cinema infantojuvenil no Brasil.” afirma Maibrit Thomsen, diretora do Instituto Cultural da Dinamarca, apoiador institucional do festival.

“Nação reconhecida pelos altos índices de felicidade coletiva, equidade de direitos e liberdade de expressão, a Dinamarca nos oferece mais um ótimo exemplo a ser seguido, a valorização da produção cultural voltada para o público infantojuvenil. O festival que por quase duas décadas tem movimentado a Europa chega ao Rio de Janeiro em total sintonia com o objetivo do CCBB Rio em formar plateias e estimular a criança e o jovem a apreciarem desde cedo a magia da sétima arte. O cinema infantil sempre teve espaço em nossa programação e agora temos a chance de ampliar o acesso e trazer títulos que dificilmente seriam vistos no Brasil.” Fabio Cunha, gerente geral do CCBB Rio de Janeiro.

A seleção privilegia produções que o público infantil dificilmente veria nos cinemas brasileiros. Além do potencial de entretenimento, os filmes da programação procuram abrir uma janela para que os pequenos possam conhecer novas culturas – da Dinamarca ou de outros lugares do mundo – ou viajar para terras muito distantes em aventuras fantásticas. O objetivo é formar novas plateias e encorajar os jovens espectadores a serem criativos, críticos e curiosos.

O festival dinamarquês confirmou as pré-estreias de “Peixonauta – O Filme” e de “As Aventuras do Pequeno Colombo”, além da versão europeia de “Amazônia”, sem diálogos, nunca exibida no país.

Entre os filmes inéditos internacionais o festival traz duas pré-estreias/lançamentos para adolescentes, que são “Quando Brilha o Sol” (When the Sun Shines) e “Paixão Explosiva” (Teenage Love Bomb / Where the Windmills Are), que serão legendados para o festival. E um deles vai ganhar também versão acessível, com legendagem descritiva (legenda para surdos e ensurdecidos – LSE).

É também novidade no Brasil a série de animação KIWI & STRIT, que receberá sessões especiais com recreação.

SERVIÇO:
Buster no Brasil – Cinema Infantojuvenil
Data: de 28 de junho à 16 de julho de 2017
Local: CCBB RJ (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Próximo às estações de Metrô Uruguaiana e Carioca e da estação de VLT Candelária)
Meia-entrada para todos!
Haverá sessões com acessibilidade.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -