- Publicidade -

“MAKURU – um musical de ninar” estreia no Oi Futuro – Flamengo

Publicado em:

Cantigas de ninar fazem parte das nossas mais remotas lembranças da infância. A música, assim como as histórias, transforma, cria laços e vínculos para toda vida. As cantigas de ninar e o universo da cultura popular são a grande fonte de inspiração para “MAKURU – um musical de ninar” – vibrante musical infantil de José Mauro Brant e Tim Rescala – que retomam a parceria após as premiadas montagens de “Era uma vez… Grimm!” e “O pequeno Zacarias”. “MAKURU – um musical de ninar” estreia dia 24 de junho no Oi Futuro – Flamengo, com uma essência voltada para as crianças, mas para ser curtido por toda família.

No palco, os atores-cantores José Mauro Brant, Ester Elias, Janaína Azevedo e Lilian Valeska conduzem o espetáculo: juntos evocam imagens poéticas, numa sutil dramaturgia entremeada pelas canções originais de Brant e Tim Rescala, enriquecidas pelo cenário de Natália Lana, que ganham formas espetaculares graças aos vídeos de animação criados pelos irmãos Ricardo e Renato Villarouca. Completa o elenco um conjunto de quatro músicos: Paula Martins (flauta), Débora Cheyne (viola), Cássia Menezes (violoncelo), Tibor Fittel (acordeon).

O ponto de partida da peça gira em torno de um pequeno núcleo familiar: o pai, vivido por Brant; a mãe, Ester Elias; a avó, Janaína Azevedo; e a babá Bartira, vivida por Lilian Valeska. Às voltas com o desafio de adormecer uma criança – o menino Makuru, a família não sabe que em cima do telhado vivem seres estranhos: A Murucututu, a Tutu e o João Pestana. Juntos, os seres mágicos tentam a todo custo serem lembrados pela família para escaparem do esquecimento. Para dar forma a todo esse imaginário, “MAKURU – um musical de ninar” conta com o trabalho de Bruno Dante – criador dos bonecos e adereços que tem papel fundamental na trama, além dos figurinos de Carol Lobato, maquiagem de Mona Magalhães, direção de movimento e coreografias de Sueli Guerra.

Tim Rescala, que assina a direção musical, música original e arranjos de “MAKURU” comenta sobre o convite para a nova parceria com José Mauro: “Makuru foi uma ideia do Zé Mauro que eu imediatamente encampei. Ela é ótima, pois as cantigas de ninar fazem parte do inconsciente coletivo e no Brasil temos uma bela coleção de cantigas tradicionais que sempre merecem ser lembradas. Como sabemos, a música está presente em nosso dia-a-dia de diversas formas. Mas em alguns casos, como na canção de ninar, nos ajuda deixar um pouco o mundo real, lógico, previsível, e nos leva para outros mundos, sobretudo o da imaginação, por intermédio do afeto, do carinho e de tudo aquilo está no campo da sensibilidade”.

“Eu sempre tive um desejo de trazer para os palcos os temas com os quais me identifico e foram objeto de pesquisa”, conta José Mauro Brant, que também assina o texto e direção de “MAKURU”. “Nesse espetáculo coloquei esse mundo onírico – a Tutu, a Murucututu, o João Pestana – no telhado da casa, esquecidos. E a família vai descobrindo que lembrar deles pode ser legal, uma maneira de trazer e descobrir a nossa identidade. Por isso, cada personagem da família acaba trazendo um universo que tem a ver com a sua cultura. Por exemplo, a Bartira traz a herança africana; a avó a herança indígena, por meio da Murucututu; e o João Pestana a herança portuguesa – juntamos essas três culturas formadoras para chegarmos nessa família, por meio das canções de ninar. É disso que fala basicamente o “Makuru” – um espetáculo sobre a importância da memória na construção da nossa identidade, renovando as tradicionais cantigas de ninar, resgatando o valor do afeto nas relações familiares”.

Serviço:
“MAKURU – Um musical de ninar”
Temporada: de 25 de junho a 27 de agosto. Sábados e domingos, sempre às 16h
Local: Oi Futuro Flamengo. (Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)
Horário da Bilheteria: De terça-feira a domingo, das 14h às 20h
 Capacidade do teatro: 63 lugares
Classificação etária: livre. Recomendado para crianças a partir dos seis anos
Duração: 60 minutos
Foto: Marian Starosta

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -