- Publicidade -

Biografia da bailarina Mercedes Baptista no Festival X-Tudo SESI Cultural

Publicado em:

‘Mercedes’, espetáculo do Grupo Emú que celebra vida e obra da bailarina e coreógrafa Mercedes Baptista – um dos maiores ícones da cultura negra no Brasil – fará sete apresentações no Festival X-Tudo SESI Cultural – Edição Cultura Negra, de 14 a 28 de julho, nas cidades do Rio de Janeiro (Centro e Jacarepaguá), Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé e Petrópolis. As sessões serão precedidas por uma Oficina de Dança Afro-brasileira e Tendências Contemporâneas para Dança Afro, ministrada por Fábio Batista e acompanhamento percussivo de Kaio Ventura. Veja o serviço completo abaixo.

Bailarina de formação erudita, Mercedes Baptista (1921-2014) foi a primeira mulher negra a compor o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Pioneira da dança moderna brasileira e principal responsável pela disseminação das alas coreografadas do carnaval carioca, Mercedes é referência internacional da dança afro-brasileira.

‘Mercedes’ é o primeiro projeto de construção cênica e pesquisa em Teatro Negro do Grupo Emú. Mais de 3.000 pessoas já assistiram ao espetáculo que estreou em maio de 2016 na Arena do Espaço Sesc, em Copacabana, e já participou de importantes festivais e mostras brasileiras, como a Mostra Benjamin de Oliveira, em Belo Horizonte (MG), e a Mostra Olonadé, da Cia dos Comuns, no Rio de Janeiro.

A música é utilizada como signo poético de representação da ponte entre a formação clássica e os conhecimentos das danças negras, através da junção de instrumentos eruditos com os tambores de matrizes africanas. O universo da ficção submete um retorno às expressões afro-brasileiras, através da apresentação de uma narrativa em torno da construção da identidade negra na dança brasileira, contada a partir de fatos reais e fictícios da vida da personagem título.

No espetáculo, nomes de diferentes gerações fazem-se presentes dando credibilidade à obra. A personagem protagonista é vivida por Iléa Ferraz, Sol Miranda e Shirlene Paixão. Na liderança artística, Fabiano de Freitas supervisiona duplamente a direção de Thiago Catarino e Juracy de Oliveira e a dramaturgia de Sol Miranda e Cássio Duque, Sérgio Pererê na direção musical, Kadú Monteiro na composição original e Kaio Ventura na composição rítmica original. Paulo César Medeiros no desenho de luz, Priscila Lacerda na preparação vocal. Além de contar com Charles Nelson, Fábio Baptista, Elton Sacramento e Mestre Jagunço na preparação corporal original. As coreografias e Direção de movimento são de Fábio Baptista.

SERVIÇO
Espetáculo ‘Mercedes’ no Festival X-Tudo SESI Cultural
Datas: 14, 15, 18, 19, 20, 21 e 28 de julho
Horários: Terça-feira às 19h30; Quarta-feira a sábado às 20h
Cidades: Rio de Janeiro (Centro e Jacarepaguá), Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Macaé e Petrópolis.
Valor do ingresso: R$10,00
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 70 min

Oficina gratuita de dança afro-brasileira e tendências na criação da dança afro contemporânea

A oficina promove o contato dos alunos com a dança afro-brasileira a partir da técnica formatada por Mercedes Baptista, obtendo bases para a entrada do estilo contemporâneo no processo de criação coreográfico. A dança moderna é o eixo estrutural para capacitação do corpo, ou seja, o trabalho de flexibilidade e força. Ao final, o resultado será uma célula coreográfica com a contribuição de todos os participantes a partir da experiência vivida na oficina.

A proposta é dialogar com técnicas contemporâneas, como laban, pilates e hip-hop, incorporando ao sistema de aula movimentos que façam essa junção de estilos sem comprometer a essência da dança afro. A oficina também evidencia as histórias da formação da dança, a contribuição de seus mestres e todo o cunho folclórico abraçado por Mercedes Baptista.

Professor: Fábio Costa – Coreógrafo, bailarino e diretor da Cia. Clanm de Dança Afro Contemporânea, da Escola Carioca de Dança Negras e do Projeto “PoDE-C Andaraí! “. Fábio também é membro da Comissão Artística do SPDRJ.

Duração: 90 min
Capacidade: 25 pessoas
Público-alvo: bailarinos, atores, estudantes de dança
Vagas: 25 por aula
Classificação etária: 14 anos
Dias, locais e horários das oficinas no serviço completo abaixo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -